Sociologia e filosofia fazem parte da grade curricular do Ensino Médio
De acordo com a diretora de políticas públicas do ensino médio do Ministério da Educação, Lúcia Lodi, a sociologia e filosofia eram matérias exploradas por outras disciplinas, como literatura e história, mas agora devem ser disciplinas próprias. A diretora explica ainda, que o ensino das disciplinas é essencial para que as metas estabelecidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) sejam cumpridas.
O Conselho Nacional de Educação (CNE) deu, então, aplicação imediata à resolução, mas fixou um prazo máximo de um ano para que estados e municípios pudessem cumprir a determinação. Esse prazo teve seu vencimento na última quinta-feira (16). Segundo a LDB (Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996), o estudante, ao deixar o ensino médio, deve estar capacitado para desenvolver pensamento autônomo e crítico e exercer a cidadania plena.
Medidas
O projeto já tramitava desde o ano passado, foi quando o Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET) começou a fazer mudanças no seu quadro docente, que tinha professores capacitados para trabalhar com as novas disciplinas. Filosofia já fazia parte da grade da instituição, a outra dsciplina a ser implantada, sociologia, terá sua implantação no ano letivo de 2008.
De acordo com a cooredenadora pedagógica Rosimeire Montanucci, a partir de 2009 haverá um concurso para professores da área.Mesmo assim, já houve contratação de professores substitutos, para implantação da nova lei.
Segundo Rocimeire é grande a importância dessas disciplinas para os adolescentes, ' hoje os jovens esqueceram o hino nacional e as datas comemorativas já não são lembradas com festa' frisa Rosimeire. Para a diretora, tanto sociologia como filosofia já faziam parte da grade curricular escolar, sendo extinta, juntamente com a disciplina de Organização Social e Política Brasileira (OSPB), que também deve retornar à grade.
Fiscalização
Como o ensino médio é de responsabilidade dos estados, caberá aos conselhos de educação estaduais a fiscalização da implantação das novas disciplinas. Como foi dado o prazo de um ano, as escolas tiveram o início do ano letivo de 2007 e as férias de julho para implementar as matérias em suas grades curriculares.
O MEC auxiliará professores e escolas com a distribuição, pela primeira vez, de livros de referência para as bibliotecas das instituições de ensino médio da rede pública. Segundo Lúcia Lodi, serão 80 livros para todas as escolas, com conteúdos que contemplarão as 13 disciplinas, incluindo sociologia e filosofia.
Comentários