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Obras da Avenida das Torres, em Cuiabá, seguem em ritmo acelerado
Atendendo a uma determinação do prefeito Wilson Santos, o secretário de Infra-Estrutura, Euclides Santos, acompanhou a senadora Serys Slhessarenko a uma visita ao longo dos 12,5 km da Avenida das Torres, na tarde desta segunda-feira. Conforme garantiu o secretário, o andamento das obras está “a todo vapor”. O empreendimento é uma parceria do governo federal, estadual e municipal. Beneficiará 100 mil pessoas, ao longo de 14 bairros de Cuiabá.
Para a execução das obras, a Prefeitura de Cuiabá conta com R$ 17,5 milhões empenhados, das quais R$ 10 milhões oriundos de convênio com o governo do Estado (Fethab), que já estão garantidos no orçamento do primeiro semestre do ano que vem, mais R$ 7,5 milhões de uma emenda parlamentar da senadora Serys. Os recursos envolvem demarcação, abertura, drenagem, terraplanagem, aterro, construção de seis pontes sobre o rio Coxipó e os córregos do Barbado e Moinho, além de asfaltamento e urbanização.
Segundo o secretário Euclides Santos, o prefeito orientou a ida até as obras junto com a senadora, para mais uma vez enfatizar a importância do projeto, a seriedade, a transparência e o controle na aplicação dos recursos. “A Avenida das Torres significa uma das principais obras viárias da Capital nos últimos 20 anos, pois contribuirá com a redução do fluxo de veículos das Avenidas Fernando Corrêa e Arquimedes Pereira Lima, oferecendo alternativa aos motoristas que trafegam entre as regiões Norte e Sul”, acrescentou.
A parlamentar disse que considera as obras fundamentais não só para resolver o caos do trânsito de Cuiabá, mas contribuir com o desenvolvimento de Mato Grosso. Animada com o que viu e ouviu, a senadora pretende continuar apostando no projeto do prefeito Wilson Santos. “É um empreendimento que precisa de mais apoio do governo federal, claro, que esse apoio pode vir de outra emenda minha, dos demais colegas parlamentares, assim como de recursos extra-orçamentários”.
As empresas vencedoras da concorrência para execução das obras comprometeram-se a dar andamento às obras ainda este ano, mas com recebimento previsto no ano que vem. Elas são Agrimat, Constril, Encomind e Atrativa. Cada uma receberá R$ 2,5 milhões. O recurso em caixa (R$ 17,5 milhões) já garante 50% da Avenida, que tem custo estimado em R$ 36 milhões.
A obra - Uma via estrutural de 12,5 quilômetros que foi lançada em maio e deverá estar pronta num prazo de 450 dias. Ela sairá do bairro Pedra 90 e chegará às proximidades do Pantanal Shopping. A obra vai interligar os bairros Nova Esperança, Pascoal Ramos, São Sebastião, Jardim Fortaleza, Jardim Imperial, Recanto dos Pássaros, Jardim Universitário, Jardim Industriário, Morada dos Nobres, Jardim Itália, Barbado e Pedregal.
Outro aspecto positivo da abertura da avenida é o barateamento dos custos relacionados a diversos serviços importantes, como transporte coletivo, coleta de lixo, ampliação da rede de energia e esgoto, que em razão dos vazios urbanos estão subutilizados. A tarifa do transporte coletivo, por exemplo, leva em conta a quilometragem rodada, então, se um ônibus roda uma longa distância, esta viagem poderia ser mais bem aproveitada se não existisse esses espaços desocupados.
Para a execução das obras, a Prefeitura de Cuiabá conta com R$ 17,5 milhões empenhados, das quais R$ 10 milhões oriundos de convênio com o governo do Estado (Fethab), que já estão garantidos no orçamento do primeiro semestre do ano que vem, mais R$ 7,5 milhões de uma emenda parlamentar da senadora Serys. Os recursos envolvem demarcação, abertura, drenagem, terraplanagem, aterro, construção de seis pontes sobre o rio Coxipó e os córregos do Barbado e Moinho, além de asfaltamento e urbanização.
Segundo o secretário Euclides Santos, o prefeito orientou a ida até as obras junto com a senadora, para mais uma vez enfatizar a importância do projeto, a seriedade, a transparência e o controle na aplicação dos recursos. “A Avenida das Torres significa uma das principais obras viárias da Capital nos últimos 20 anos, pois contribuirá com a redução do fluxo de veículos das Avenidas Fernando Corrêa e Arquimedes Pereira Lima, oferecendo alternativa aos motoristas que trafegam entre as regiões Norte e Sul”, acrescentou.
A parlamentar disse que considera as obras fundamentais não só para resolver o caos do trânsito de Cuiabá, mas contribuir com o desenvolvimento de Mato Grosso. Animada com o que viu e ouviu, a senadora pretende continuar apostando no projeto do prefeito Wilson Santos. “É um empreendimento que precisa de mais apoio do governo federal, claro, que esse apoio pode vir de outra emenda minha, dos demais colegas parlamentares, assim como de recursos extra-orçamentários”.
As empresas vencedoras da concorrência para execução das obras comprometeram-se a dar andamento às obras ainda este ano, mas com recebimento previsto no ano que vem. Elas são Agrimat, Constril, Encomind e Atrativa. Cada uma receberá R$ 2,5 milhões. O recurso em caixa (R$ 17,5 milhões) já garante 50% da Avenida, que tem custo estimado em R$ 36 milhões.
A obra - Uma via estrutural de 12,5 quilômetros que foi lançada em maio e deverá estar pronta num prazo de 450 dias. Ela sairá do bairro Pedra 90 e chegará às proximidades do Pantanal Shopping. A obra vai interligar os bairros Nova Esperança, Pascoal Ramos, São Sebastião, Jardim Fortaleza, Jardim Imperial, Recanto dos Pássaros, Jardim Universitário, Jardim Industriário, Morada dos Nobres, Jardim Itália, Barbado e Pedregal.
Outro aspecto positivo da abertura da avenida é o barateamento dos custos relacionados a diversos serviços importantes, como transporte coletivo, coleta de lixo, ampliação da rede de energia e esgoto, que em razão dos vazios urbanos estão subutilizados. A tarifa do transporte coletivo, por exemplo, leva em conta a quilometragem rodada, então, se um ônibus roda uma longa distância, esta viagem poderia ser mais bem aproveitada se não existisse esses espaços desocupados.
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