Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 19 de Agosto de 2007 às 21:28

    Imprimir


Gaza, 19 ago (EFE).- Centenas de milhares de palestinos permanecem hoje sem eletricidade em Gaza, devido às restrições impostas pelo Exército israelense à entrada de combustível na região, e à recusa da União Européia a financiar o abastecimento.

"Não recebemos o combustível necessário desde quinta-feira, e o Exército israelense só permitiu hoje a entrada de gasolina para veículos, mas não para motores diesel que abastecem as máquinas geradoras de eletricidade", disse em entrevista coletiva o diretor-geral da empresa de energia de Gaza, Maher Malija.

Além das restrições na passagem fronteiriça, a população da região sofre com a suspensão dos pagamentos da energia por parte da UE, que financia o combustível fornecido pela empresa abastecedora israelense.

O fornecimento foi interrompido na sexta-feira, quando as autoridades militares israelenses alegaram razões de segurança para fechar a passagem fronteiriça de Nachal Oz, por onde chega o combustível de Israel em caminhões-tanque da Empresa Dor, que negocia o fornecimento com a Autoridade Nacional Palestina (ANP).

Mesmo após a reabertura de Nachal Oz, nesta manhã, os representantes europeus disseram que ainda não tinham decidido retomar o financiamento do combustível.

O porta-voz da delegação da UE em Israel, David Chris, confirmou à Efe que os países comunitários "esperam retomar o financiamento nos próximos dias".

A fonte da UE disse não poder dar mais detalhes sobre a situação.

O movimento islâmico Hamas acusou por sua parte o primeiro-ministro da ANP, Salam Fayyad, de ter pedido à UE a suspensão do pagamento da energia na faixa.

Já o ministro de Informação da ANP, Riad al-Maliki, disse que o corte foi motivado pela "irresponsável conduta do Hamas na Faixa de Gaza".

Gaza se encontra sob controle do Hamas desde que os milicianos do grupo derrotaram, em junho, as forças de segurança leais à ANP.

Em entrevista coletiva em Ramala, Maliki assegurou que a UE decidiu deixar de financiar o combustível da estação elétrica de Gaza "depois que as milícias do Hamas tomaram o controle da região".

"A crise só será superada quando o Hamas puser fim a seu controle na Faixa de Gaza", afirmou.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/210951/visualizar/