Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 19 de Agosto de 2007 às 19:37

    Imprimir


OTTAWA, 19 Ago 2007 (AFP) - Centenas de pessoas protestaram neste domingo em frente ao Parlamento canadense, em Ottawa, contra a próxima cúpula de chefes de Estado de México, Estados Unidos e Canadá, exigindo o fim da guerra no Iraque e criticando a Aliança para a Segurança e Prosperidade da América do Norte (Aspan).

A Aspan, criada pelos três países em 2005 (SPP, sigla em inglês), é classificada pelos manifestantes como um "projeto imperialista do Canadá e dos Estados Unidos para dominar o México".

"SPP: Nafta + armas", dizia um dos cartazes exibidos diante do Parlamento, enquanto o grupo gritava mensagens em inglês, francês e castelhano. Entre os cartazes, havia algumas bandeiras de Venezuela e de Cuba.

A Venezuela "representa uma alternativa à globalização corporativa", disse Fehr Marouf, que se apresentou como integrante da Tendência Marxista Internacional.

Para Roberto Miranda, guatemalteco que há 14 anos vive no Canadá, a manifestação expressa "repúdio" ao "alto nível de militarização" pelo qual o país vem passando nos últimos meses por acompanhar os Estados Unidos.

As mensagens contra a guerra no Iraque eram maioria.

"Nunca mais sangue por petróleo", dizia um cartaz. Frases como "Bush: o maior terrorista do mundo" vinham ilustradas por pequenos retratos em preto e branco e escritas em vermelho.

O presidente dos EUA, George W. Bush, seu colega mexicano, Felipe Calderón, e o primeiro-ministro canadense, Stephen Harper, vão se reunir nesta segunda e terça-feira na cidade de Montebello, Québec.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/210960/visualizar/