Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 18 de Agosto de 2007 às 11:30

    Imprimir


Mais de 28 mil anos antes de Cristo um eclipse solar ocorreu no meio de uma guerra entre medos e lídios, à beira do rio Halys, onde hoje é a Turquia. O historiador Heródoto (485 – 420 a.C) relata que ambos os povos acreditaram que o fenômeno era um sinal dos deuses e largaram as armas. Conhecida como a “batalha do eclipse” o episódio colocou fim a uma guerra de 15 anos.

Mais de 30 mil anos depois, num mundo com super-computadores e efeitos especiais, o homem ainda se deixa fascinar pelo fenômeno. No dia 11 de setembro um eclipse parcial poderá ser visto por parte da América do Sul, Oceano Atlântico e Antártida. Em Cuiabá o fenômeno começará às 6h30 e vai até 7h15 e terá cobertura de 11% da superfície solar.

Segundo informações do astrônomo Irineu Goms Varela, diretor do Planetário e Escola Municipal de Astrofísica de São Paulo, o fenômeno deve ser observado com bastante cuidado. Ele recomenda o uso de vidros para máscaras de soldador nº14 para proteger os olhos durante o avistamento. O astrônomo ressalta que chapas de radiografias e óculos escuros não são indicados para observar o eclipse.





Fonte: Redação TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/211122/visualizar/