Programa estimula exportação de pequenos empresas mato-grossenses
Pesquisas mostram que 80% dos produtos brasileiros destinados a exportação são feitos por apenas 20% da empresas. Segundo o gestor, existem vários produtos como artesanato, têxtil e alimentação como mel e guaraná que podem ser comercializados sem acréscimos tributários.
O sistema permite, com o preenchimento de um único formulário, informar endereçamento, vale como recibo e declaração para a alfândega, entre outras informações. Outra facilidade é que tudo pode ser feito pela internet, inclusive as consultas de preços.
O tempo de entrega do produto varia conforme as cidades de origem e o destino, podendo variar de 2 a 5 dias úteis pelo sistema expresso; de 5 a 11 dias úteis no modelo prioritário e de 15 a 30 dias úteis no econômico.
Caroline Bezerra, 20 anos, cursa relações Internacionais pela Universidade Católica de Goiás. Ela assistiu à palestra para ajudar a mãe que decidiu exportar artesanato brasileiro para Portugal, após fazer a oficina de bolsas com fibra de bananeira, na feira do empreendedor.
O empresário Valdeci Cardoso tem uma indústria de semi-jóias que vende para Mato Grosso e Rondônia. Após 11 anos de atuação no ramo, ele se sente seguro para buscar outros mercados. “Aqui a gente vende bem. Queremos experimentar a aceitação das semi-jóias no mercado internacional”, disse.
Comentários