Praça de pedágio é inaugurada em Sorriso
A obra realizada em parceria com a Associação de Beneficiários da Rodovia custou ao todo R$ 878.470,60. Deste total, R$ 827.422.07 foram pagos pelo Governo do Estado e o restante pela Associação.
Muito além da cobrança de pedágio, as praças que já estão em funcionamento em Mato Grosso, é uma prova incontestável deste novo modelo de gestão, que tem dado certo e servido de exemplo para outros Estados do país.
As praças de pedágio são administradas pelas Associações, em parceria com o Governo. Tudo que é arrecadado com a cobrança do pedágio é revertido, exclusivamente, para manutenção e benefício da estrada.
Segundo o presidente da Associação, Cláudio Zancanaro, é uma vitória para os moradores e produtores da Região a implantação deste sistema. “A rodovia se sustenta e se mantém sozinha. Antes tínhamos que esperar que tudo viesse do Estado, qualquer reparo. Agora encontramos juntos, uma solução para retirar dos ombros dele este peso. Nada mais justo que quem usa e desgasta aquilo que já foi feito pelo Estado, pague para ajudar a manter”, relatou.
Na oportunidade, o governador Blairo Maggi conheceu a cabine e o sistema de informática interligado com a Secretaria de Estado de Infra-estrutura (Sinfra), que controla o fluxo de veículos, peso e a arrecadação das mesmas.
Ele ficou satisfeito com a eficiência do sistema e a maneira com que, mesmo à distância, o Governo mantém total controle sobre o que acontece, além de quanto é arrecadado em cada local, e desta maneira acaba evitando com que fraudes e desvios das verbas ocorram.
O secretário de Infra-estrutura, Vilceu Marcheti, que no dia 27 deste mês fará uma apresentação em São Paulo desta modalidade de parceira, afirma não ter dúvidas de que esta é a melhor e mais viável solução, para resolver de vez o problema das estradas. Vale lembrar que Mato Grosso possui a maior malha viária estadual do país, com 28 mil quilômetros de extensão.
Comentários