Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 18 de Agosto de 2007 às 06:50

    Imprimir


Uma tempestade tropical que já deixou um rastro de destruição pelo Caribe está ganhando intensidade e se movendo em direção ao norte, ameaçando chegar ao Golfo do México na segunda-feira.

O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos elevou o furacão Dean à categoria 4, a segunda mais alta, após a tempestade atingir ventos de 233 quilômetros por hora.

O Haiti e a República Dominicana já estão em estado de alerta para a passagem do furacão neste sábado e prevêem possíveis inundações provocadas pelos fortes ventos e chuva.

Três pessoas já morreram em conseqüência da tempestade em ilhas no Caribe atingidas.

A previsão é de que o furacão Dean atinja a Jamaica neste domingo.

Temporada intensa

Os meteorologistas prevêem uma temporada de furacões bastante intensa neste ano na região.

No Estado americano de Lousiana, que em 2005 sofreu com a devastação provocada pelo furacão Katrina, as autoridades declararam estado de emergência, apesar da baixa probabilidade de o furacão Dean atingir a região.

O Texas, Estado vizinho, declarou o Dean uma “ameaça iminente”.

O furacão deve chegar ao Golfo do México, onde os Estados Unidos têm grande parte de suas reservas domésticas de gás e petróleo, na segunda-feira.

Algumas companhias já começaram a suspender sua produção nas plataformas marítimas da região e a transportar os trabalhadores para terra firme.

Rapidez

“Esta tempestade está se movendo mais rapidamente do que o normal”, disse à BBC Rebecca Waddington, do Centro Nacional de Furacões.

“Ele deve atingir diretamente a Jamaica com uma força de categoria 4, que é uma tempestade extremamente perigosa, e deve chegar bem próximo da costa do México, perto da fronteira com o Texas”, disse ela.

O furacão já deixou estragos nas ilhas de Santa Lúcia, Martinica e Dominica.

Telhados foram destruídos em casas e em um hospital, plantações de banana arrancadas, linhas de transmissão de energia interrompidas e ruas foram alagadas pela chuva torrencial.

Na Dominica, um deslizamento de terra matou uma mulher e seu filho de 7 anos quando eles dormiam em casa.

Em Santa Lúcia, um homem de 62 anos foi levado pelas águas e se afogou ao tentar salvar uma vaca da enchente.

O furacão Dean poderá ainda afetar na próxima semana o retorno à Terra do ônibus espacial Endeavour, prevista para a quarta-feira em Houston, no Texas.





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/211163/visualizar/