Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 17 de Agosto de 2007 às 21:23

    Imprimir


Toronto (Canadá), 17 ago (EFE).- O Partido Liberal, principal legenda da oposição canadense, solicitou nesta sexta-feira ao Governo que comunique ao presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, que as tropas do Canadá deixarão o Afeganistão em fevereiro de 2009, obedecendo ao cronograma previsto.

O líder liberal Stéphane Dion disse nesta sexta em entrevista coletiva que o primeiro-ministro canadense, Stephen Harper, deveria comunicar a Bush a decisão durante uma cúpula entre ambos a ser realizada na próxima semana na cidade canadense de Montebello, e da qual também participará o presidente mexicano, Felipe Calderón.

Dion disse que Harper "deveria avisar à Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), aos americanos e ao Governo do Afeganistão que a missão (canadense) de combate" se encerrará no final de fevereiro de 2009.

O Canadá tinha se comprometido a manter tropas de combate no Afeganistão até essa data, mas Harper já expressou reiteradas vezes sua vontade de prorrogar a missão militar.

O Governo canadense ainda não comunicou seus aliados sobre a intenção de retirar as tropas, e os partidos da oposição, todos contrários ao prolongamento da missão, temem que Harper trate de ganhar tempo para estendê-la.

O Canadá tem cerca de 2.500 soldados no Afeganistão, em sua maioria na conflituosa província de Kandahar e em missões de combate.

O apoio popular à missão, iniciada em 2002, caiu nos dois últimos anos. Ao todo, 66 soldados canadenses e um diplomata morreram no país asiático, a maioria desde janeiro de 2006, quando o Partido Conservador, ao qual pertence Harper, ganhou as eleições gerais.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/211183/visualizar/