Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 04 de Maio de 2013 às 06:56
Por: MARIANNA PERES

    Imprimir


Etanol hidratado volta a ser preferência entre os motoristas mato-grossenses e sua performance no decorrer do ano só dep
Etanol hidratado volta a ser preferência entre os motoristas mato-grossenses e sua performance no decorrer do ano só dep
Apenas um centavo separa o preço médio apurado ao etanol hidratado comercializado em Mato Grosso, o segundo mais barato do país, para a média do estado de São Paulo, que apresenta o melhor preço ao consumidor, R$ 1,983 e R$ 1,933, respectivamente. Mesmo longe do ideal esperado pelo consumidor, a estabilização do valor de bomba em plena entressafra da moagem da cana-de-açúcar, entre dezembro e março, fez com que o combustível voltasse a ter demanda aquecida no Estado e o resultado é o crescimento de quase 80% no volume comercializado comparando o acumulado do primeiro trimestre deste ano ante igual período do ano passado. 

A preferência que se mostrou forte desde janeiro, hoje, após três meses, conforme a mais recente apuração da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), já é responsável por quase um terço de todo consumo de hidratado contabilizado em 2012. De janeiro a março foram consumidos (consumo aparente, conforme a ANP) 111.225 milhões de litros de hidratado, 79,9% acima do registrado em igual momento do ano passado. 

Além de a quantidade representar quase 30% do total de 2012 - 371.859 milhões de litros - os volumes mensais apurados pela ANP no Estado são recordes para os meses, conforme a séria histórica do combustível. Somente a comercialização de março somou 38.234 milhões de litros, volume jamais visto no Estado no histórico do mês de março. 

Com a ascensão do etanol – algo que não se via desde o consolidado em 2010 – o Estado fecha o primeiro trimestre do ano com crescimento de 9,4% no volume comercializado de combustíveis, que passa de pouco mais de 884,7 milhões de litros em igual acumulado do ano passado para atuais 967.758 milhões de litros. A gasolina é o único entre os três principais combustíveis – etanol, gasolina e óleo diesel – com resultado negativo, queda de 10,8% na comercialização. Em três meses desde ano foram consumidos 134.005 milhões de litros. O óleo diesel fechou o período com 651.368 milhões de litros consumidos, volume que representa incremento de 8,3%. 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/21129/visualizar/