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Cresce o número de reclamações contra operadoras de cartões de crédito
Procon registra aumento de reclamações contra administradoras de cartões de crédito em Cuiabá. Em relação ao primeiro semestre do ano passado, o crescimento chega a quase 7% e se refere principalmente a cobrança indevida.
Há três anos a dona Rosângela tenta, mas não consegue se livrar de quatro cartões de crédito de uma mesma empresa. “É muito complicado o contato com essas empresas porque elas são de São Paulo, e na maioria das vezes você liga e eles ficam enrolando você por telefone”, disse Rosângela Gesser.
Sem acordo, ela procurou o Procon. Por enquanto, só a cobrança da taxa de um dos boletos deixou de ser feita, mas as faturas não param de acumular, e as dívidas também não, no nome dela e da mãe.
“Nosso nome acabou ficando sujo por práticas abusivas dessas empresas”, disse.
A maioria das 395 reclamações que chegaram até o procon no primeiro semestre deste ano apresenta a mesma característica, a grande dificuldade de negociar com as empresas o cancelamento das contas ou cobranças. A grande oferta de cartões no mercado e falhas no serviço e atendimento aos usuários são os principais motivos das queixas.
A cobrança indevida lidera as reclamações com 236 processos. Depois vem o não cumprimento de contrato com 53 reclamações, e por último a taxa de juros, com 32 registros.
O Procon recomenda que o consumidor evite ficar com o cartão enviado sem pedido. Caso ele queira usar mais esse mecanismo de conta, deve entender bem o contrato.
“Ele deve observar junto às administradoras a taxa de juros, quais são os encargos que estão sendo cobrados, qual o valor da anuidade deste cartão, para que ele não acabe aderindo a uma administradora com custos altos e que acabará não cabendo no bolso do consumidor no fim do mês.
A orientação do Procon é sempre pagar o valor completo da fatura para evitar os juros. Cláusulas abusivas podem ser contestadas no Procon.
Outras informações podem se obtidas no telefone 155.
Há três anos a dona Rosângela tenta, mas não consegue se livrar de quatro cartões de crédito de uma mesma empresa. “É muito complicado o contato com essas empresas porque elas são de São Paulo, e na maioria das vezes você liga e eles ficam enrolando você por telefone”, disse Rosângela Gesser.
Sem acordo, ela procurou o Procon. Por enquanto, só a cobrança da taxa de um dos boletos deixou de ser feita, mas as faturas não param de acumular, e as dívidas também não, no nome dela e da mãe.
“Nosso nome acabou ficando sujo por práticas abusivas dessas empresas”, disse.
A maioria das 395 reclamações que chegaram até o procon no primeiro semestre deste ano apresenta a mesma característica, a grande dificuldade de negociar com as empresas o cancelamento das contas ou cobranças. A grande oferta de cartões no mercado e falhas no serviço e atendimento aos usuários são os principais motivos das queixas.
A cobrança indevida lidera as reclamações com 236 processos. Depois vem o não cumprimento de contrato com 53 reclamações, e por último a taxa de juros, com 32 registros.
O Procon recomenda que o consumidor evite ficar com o cartão enviado sem pedido. Caso ele queira usar mais esse mecanismo de conta, deve entender bem o contrato.
“Ele deve observar junto às administradoras a taxa de juros, quais são os encargos que estão sendo cobrados, qual o valor da anuidade deste cartão, para que ele não acabe aderindo a uma administradora com custos altos e que acabará não cabendo no bolso do consumidor no fim do mês.
A orientação do Procon é sempre pagar o valor completo da fatura para evitar os juros. Cláusulas abusivas podem ser contestadas no Procon.
Outras informações podem se obtidas no telefone 155.
Fonte:
TVCA
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/211740/visualizar/
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