Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 13 de Agosto de 2007 às 22:55

    Imprimir


NOVA YORK - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, saudou nesta segunda-feira, 13, "a atmosfera em geral pacífica" e "a alta participação" nas eleições do último sábado em Serra Leoa.

Em comunicado, Ban considerou o pleito um êxito e felicitou o povo de Serra Leoa por demonstrar "seu compromisso com a consolidação da paz e a democracia em seu país".

O secretário-geral pediu aos leoneses para "que preservem uma atmosfera de calma e ordem pública, e que resolvam possíveis disputas por meio de canais legais", segundo a nota.

Ban elogiou o trabalho da Comissão Nacional Eleitoral e das forças policiais do país africano pelos dispositivos administrativo e de segurança que "facilitaram o eficiente desenvolvimento da jornada eleitoral".

Um total de 2,6 milhões de leoneses estava apto a votar no sábado passado para escolher o sucessor do presidente Ahmed Tejan Kabbah - que não pôde disputar a reeleição - e renovar o Parlamento.

O secretário-geral da ONU agradeceu o trabalho de todos os participantes internacionais e nacionais, que forneceram assistência técnica e materiais à comissão eleitoral.

O pleito de sábado foi o primeiro organizado por Serra Leoa sem a proteção dos "capacetes azuis" da ONU, que deixaram o território em dezembro de 2005, com a conclusão de uma missão iniciada após a guerra civil que assolou o país e acabou em 2002.

As autoridades eleitorais não divulgaram nesta segunda-feira os primeiros resultados da apuração parcial, e a previsão é de que até o final desta semana não estarão disponíveis dados que possam projetar o vencedor.

Resultados extra-oficiais divulgados por meios de comunicação locais dão conta de que na apuração parcial, com números ainda próximos a 10% dos votos, o líder é o candidato à Presidência do Congresso de Todos os Povos (APC, oposição), Ernest Koroma.

Tudo parece indicar, segundo esses números, que nenhum dos sete candidatos presidenciais conseguirá ficar com 55% dos votos, número requerido para se vencer o pleito em primeiro turno.

Caso a tendência se confirme, o segundo turno será realizado dentro de duas semanas.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/211936/visualizar/