Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 10 de Agosto de 2007 às 23:59

    Imprimir


La Paz, 10 ago (EFE).- O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse hoje que o futuro do continente "está sendo jogado na Bolívia", e apostou na construção de um "socialismo indoamericano" que, segundo sua opinião, é a única fórmula "para salvar o mundo da miséria".

Chávez elogiou ainda o presidente boliviano, Evo Morales, a quem qualificou como um "líder dos povos da América e do mundo".

"Somos milhões e milhões (no continente), e não estamos dispostos a continuar agüentando a insolência imperialista", disse o líder venezuelano, em uma clara referência aos Estados Unidos.

Chávez e Morales visitaram hoje a cidade de Entre Ríos, na região cocaleira de Chapare, para anunciar a instalação de uma usina termoelétrica na zona, que será parcialmente financiada pela Venezuela.

O presidente venezuelano chegou na quinta-feira à noite em La Paz, após visitar Argentina, Uruguai e Equador, e assinou com Morales um acordo para a criação da empresa mista Petroandina, para a prospecção de hidrocarbonetos.

Na manhã de hoje, os dois governantes viajaram à cidade de Tarija, onde se juntaram ao presidente da Argentina, Néstor Kirchner, com quem ampliaram os acordos energéticos entre os três países.

O convênio assinado no Chapare por Chávez e Morales tem como objetivo a constituição de uma companhia mista composta pela Empresa Nacional de Eletricidade (ALI), da Bolívia, e pela Petróleos de Venezuela (PDVSA), para desenvolver diversas atividades no setor.

O primeiro projeto dessa sociedade é a construção de uma termoelétrica no Chapare, que terá uma potência de 100 megawatts e garantirá o fornecimento de energia para todo o país a partir de 2008.

A Venezuela fornecerá US$ 70 milhões para a instalação da usina, junto à qual, segundo Chávez, devem ser construídas no futuro uma refinaria e uma petroquímica.

Assim como já havia feito na quinta-feira, em La Paz, o presidente venezuelano reiterou a necessidade de que a Bolívia desenvolva uma grande indústria petroquímica, para aproveitar melhor seus hidrocarbonetos.

"Na Venezuela, até casas nós tiramos do gás", disse Chávez, ao falar sobre as diversas iniciativas implementadas em seu país graças à industrialização dos hidrocarbonetos.

O presidente garantiu ainda que a Venezuela disponibilizará à Bolívia "todos os seus avanços tecnológicos no processamento do gás natural e do petróleo".





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/212384/visualizar/