Repórter News - reporternews.com.br
Ludicidade é tema de capacitação para professores em VG
Mais de 90 educadores participaram no dia 03.08 da primeira oficina direcionada àqueles que atuam, especificamente, com alunos de cinco anos de idade. Com o tema “Um olhar para a Educação Infantil”, a capacitação foi oferecida pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Várzea Grande (Smec/VG), por meio da Coordenadoria de Educação Infantil, aos professores que trabalham nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI´s) e escolas da Rede Municipal.
Ao longo do dia, os docentes receberam sugestões de atividades lúdicas a serem trabalhadas em sala de aula visando o desenvolvimento da parte pedagógica e suprimento das necessidades elencadas pelos próprios professores respeitando o grau de entendimento dos pequenos.
De acordo com a coordenadora da Educação Infantil da Smec/VG, Fátima Nassarden, a opção por iniciar as oficinas com esse público específico (cinco anos) é porque, em poucos meses, os alunos já estarão ingressando no 1º ano do Ciclo Básico de Alfabetização Cidadã – o CBAC. “Os professores do CBAC enumeram a falta de aprendizagem na pré-escola como um dos principais entraves no processo de alfabetização. Dessa forma, não estamos medindo esforços para garantirmos uma educação de qualidade já na educação infantil”.
Nos últimos três anos, conforme Fátima, houve uma melhora significativa na aprendizagem dos pequenos alunos. Atualmente, mais de 1,9 mil estudantes com cinco anos de idade estão cursando a pré-escola na Rede Municipal de Ensino. Para atender à clientela, 39 escolas, 10 CMEI´s e sete instituições de ensino conveniadas ofertam a modalidade.
Todo o trabalho de capacitação foi ministrado pela técnica da Secretaria e professora assistente de turma do curso Escola de Gestores, Wilma Garcia Abbadie. Para melhor aproveitamento das atividades, todos os 92 professores receberam uma apostila sobre o tema.
Mas as atividades de formação aos educadores da educação infantil não param por aí. Os encontros prosseguem nos meses de setembro, outubro e novembro. O público será ampliado. Além dos professores das turmas de cinco anos, os de quatro anos de idade também serão contemplados com cursos de aperfeiçoamento.
Os próximos temas a serem trabalhados serão analisados pela coordenadoria entre aqueles sugeridos pelos próprios professores da educação infantil.
Ao longo do dia, os docentes receberam sugestões de atividades lúdicas a serem trabalhadas em sala de aula visando o desenvolvimento da parte pedagógica e suprimento das necessidades elencadas pelos próprios professores respeitando o grau de entendimento dos pequenos.
De acordo com a coordenadora da Educação Infantil da Smec/VG, Fátima Nassarden, a opção por iniciar as oficinas com esse público específico (cinco anos) é porque, em poucos meses, os alunos já estarão ingressando no 1º ano do Ciclo Básico de Alfabetização Cidadã – o CBAC. “Os professores do CBAC enumeram a falta de aprendizagem na pré-escola como um dos principais entraves no processo de alfabetização. Dessa forma, não estamos medindo esforços para garantirmos uma educação de qualidade já na educação infantil”.
Nos últimos três anos, conforme Fátima, houve uma melhora significativa na aprendizagem dos pequenos alunos. Atualmente, mais de 1,9 mil estudantes com cinco anos de idade estão cursando a pré-escola na Rede Municipal de Ensino. Para atender à clientela, 39 escolas, 10 CMEI´s e sete instituições de ensino conveniadas ofertam a modalidade.
Todo o trabalho de capacitação foi ministrado pela técnica da Secretaria e professora assistente de turma do curso Escola de Gestores, Wilma Garcia Abbadie. Para melhor aproveitamento das atividades, todos os 92 professores receberam uma apostila sobre o tema.
Mas as atividades de formação aos educadores da educação infantil não param por aí. Os encontros prosseguem nos meses de setembro, outubro e novembro. O público será ampliado. Além dos professores das turmas de cinco anos, os de quatro anos de idade também serão contemplados com cursos de aperfeiçoamento.
Os próximos temas a serem trabalhados serão analisados pela coordenadoria entre aqueles sugeridos pelos próprios professores da educação infantil.
Fonte:
O Documento
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/212410/visualizar/
Comentários