Doada área para indústria do conhecimento em Sinop
Está confirmada a doação de um terreno para a construção de uma unidade da Indústria do Conhecimento, no bairro São Cristóvão. O Sindicato das Indústrias Madeireiras de Sinop (Sindusmad) conseguiu a aprovação do projeto junto ao Serviço Social da Indústria (Sesi) e a paróquia São Cristóvão doou o terreno. "O Sindusmad conseguiu viabilizar o projeto, mas faltava um local adequado para construir a Indústria do Conhecimento e (o sindicato) nos procurou. Fui até o presidente Dalton e de imediato ele pensou no espaço da paróquia. Fizemos o contato com os diretores e hoje tivemos a confirmação da doação", explicou o vereador Fernando Assunção, que participou das articulações, juntamente com o presidente Dalton Martini.
A Indústria do Conhecimento, segundo a gerente do Sesi em Sinop, Mayara Dal Berto, é uma biblioteca multimeios com vídeos, livros, gibis e computadores com internet. Tem um projeto padrão para atender aproximadamente 9,5 mil pessoas por mês e é mantida pelo Sesi em parceria com a iniciativa privada.
À igreja cabe a doação em comodato do espaço. Em 10 anos vence o contrato, que pode ser renovado. Se não, a estrutura física fica para a paróquia. O Sesi fica responsável pela construção e manutenção do acervo estimado em R$ 52 mil e os empresários custeiam a manutenção com funcionários e material de expediente.
"O local cedido é ideal dentro do nosso plano que é atender às pessoas ligadas à indústria. A região do São Cristóvão é a que concentra grande número de madeireiras, frigoríficos e o curtume", justificou Mayara.
O presidente da Câmara, Dalton Martini, disse que teve empenho especial no assunto, pois entende que além de proporcionar educação e cultura, a Indústria do Conhecimento traz segurança.
"O jovem acaba se perdendo por falta de ocupação e essa é uma das melhores alternativas para o problema. Claro que a gente precisa de grandes realizações, mas feitos pequenos como esse são essenciais para a comunidade e precisam ser incentivados", finalizou.
As articulações também foram conduzidas pelo presidente em exercício do Sindusmad, Marcelo Kreibich
Comentários