Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 09 de Agosto de 2007 às 18:50

    Imprimir


A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) lançou, na manhã de quinta-feira, dia 09 de agosto, a terceira edição do Biodiesel BR 2007. O evento, que ocorre de 18 a 20 de setembro, no Centro de Eventos do Pantanal, vai discutir “O Papel do Brasil no Cenário Internacional de Biocombustíveis”.

Durante a solenidade, o pró-reitor de Pesquisas da UFMT e coordenador do Biodiesel BR 2007, Paulo Teixeira de Sousa Jr., destacou a ampliação do foco do evento, que vai debater não apenas o biodiesel, mas os biocombustíveis, o que inclui também o álcool. “Essa mudança é um reflexo da importância que o assunto está ganhando graças a necessidade dos países desenvolvidos, em especial os Estados Unidos, de se livrar da dependência dos combustíveis fósseis e também aos problemas climáticos”, explicou. “E todo esse cenário projetou o Brasil internacionalmente como a única nação que tem condições de produzir álcool e biodiesel em grande escala”, acrescentou.

O coordenador também fez uma retrospectiva das duas primeiras edições. “Em 2005, havia muita desinformação sobre o que era o biodiesel. Muitos produtores usavam óleo de soja achando que isso era biodiesel. Por isso, na primeira edição, procuramos esclarecer do que se tratava o assunto”, lembra. “Já em 2006, discutiu-se as perspectivas dos biocombustíveis a partir da aprovação dos marcos regulatórios do setor”, informa.

Para encerrar o lançamento oficial, foi realizada uma visita a dois laboratórios da UFMT: o de Pesquisa em Química de Produtos Naturais e a Central Analítica de Combustíveis, onde foi possível conhecer a infra-estrutura disponível para a realização de projetos relacionados aos biocombustíveis.

O lançamento do Biodiesel BR 2007 contou ainda com a presença do diretor do Conselho Temático do Meio Ambiente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Cleverson Cabral; do representante da Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Norival Cabral; do superintendente da Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso (OCB/MT), Adair Mazzotti; e da representante do Sebrae, Marisbeth Gonçalves.

Mato Grosso – Paulo Teixeira avaliou como ótimas as perspectivas do Estado de Mato Grosso no cenário nacional da produção de biodiesel. “Em pouco tempo seremos o maior estado produtor desse combustível no Brasil”, projeta, citando a soja, o girassol, o caroço de algodão e o sebo bovino como sendo as principais matérias-primas utilizadas atualmente na produção do biodiesel em Mato Grosso.

No entanto, em relação ao etanol a situação não parece tão animadora. “Há 37 usinas de produção de álcool se instalando no Mato Grosso do Sul e nenhuma aqui”, reclamou. Um dos principais fatores apontados seria o fato de Mato Grosso ser o único estado do Centro-Oeste que não terá um alcoolduto para escoar sua produção de etanol.

Sobre esse assunto, o superintendente de Minas e Energia da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia (SICME), José do Carmo Ferraz Filho, afirmou que a implantação de um alcoolduto em Mato Grosso é um compromisso do governo e que as negociações com a Transpetro estão em fase avançada. Porém não há ainda previsão de data para que o projeto seja efetivado.

Biodiesel BR 2007 - Durante o lançamento também foi apresentada a programação preliminar do evento, que inclui conferências e mesas redondas. Paralelamente às discussões, ocorrem dois eventos: a Expo Energias Alternativas, uma exposição de equipamentos e experiências para a produção de energia limpa, e o fórum “Produção de biocombustíveis em sociedades cooperativas”, promovido pelo Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso (OCB/MT).

A expectativa da organização é que cerca de três mil pessoas participem durante os três dias do evento. São esperados participantes de várias partes do mundo, representantes governamentais, acadêmicos, pesquisadores, empresários e diversos setores da sociedade.

O Biodiesel BR 2007 tem apoio do Governo Federal, através dos Ministérios da Integração Nacional e da Ciência e Tecnologia; do Governo de Mato Grosso, através da SICME e da Fapemat; do Centro de Pesquisa do Pantanal (CPP); do BNDES; do Banco da Amazônia; da Petrobras; da ANP; da OCB/MT; e do Sebrae.

O evento ocorre de 18 a 20 de setembro, no Centro de Eventos do Pantanal, e as inscrições já podem ser feitas. Mais informações e orientação para inscrições estão disponíveis no site www.biodiesel2007.cuiaba.tur.br





Fonte: Studio Press

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/212618/visualizar/