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Nacional
Quinta - 09 de Agosto de 2007 às 10:33

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A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Apagão Aéreo da Câmara dos Deputados divulgou, nesta quinta-feira (9), o áudio da torre de controle referente ao vôo 3054, da TAM, que falhou em frear no último dia 17 de julho no aeroporto de Congonhas (São Paulo), vitimando 199 pessoas.

O áudio mostra uma aproximação normal do vôo 3054, com instruções por parte da torre de controle para chegada no aeroporto de Congonhas. Em um determinado momento, o controlador Celso Domingo Alves Júnior, responsável pelo contato naquele dia, avisou que a pista principal estava "molhada e escorregadia".

Alves Júnior, que é terceiro-sargento da Aeronáutica e presta depoimento nesta quinta na CPI, informou que este é o procedimento a ser seguido quando há avisos sobre a pista. "Após reporte de pista escorregadia, a gente tenta passar isso pros pilotos", disse ele na CPI.

O controlador também explicou que os controladores não têm como determinar as condições reais da pista. "A gente usa parâmetros do que os pilotos passam. Houve muitos reportes. Mas muitos pilotos também não reportaram", disse o controlador responsável pelo vôo 3054 da TAM no dia do acidente.

Pouso normal

Alves Júnior também disse que o piloto da aeronave não informou nenhum problema durante a operação de pouso no aeroporto de Congonhas. O pouso, segundo ele, foi normal. "Aparentemente, normal. Não me relatou nenhum problema. Me questionou (o piloto) as condições da pista, mas não informou nenhum problema", disse o controlador na CPI.

Ele também disse que, pela velocidade que o avião pousou, esperava que o piloto fizesse alguma manobra para evitar a colisão. "Após o pouso, o que me chamou a atenção foi a velocidade que mantinha. Muita velocidade para um pouso. Eu, como operador da torre, esperei uma manobra dele. Se desacelerou, desacelerou pouco", disse.

Chuva leve

O terceiro-sargento contou que, no momento do acidente, uma chuva leve atingia o aeroporto. Segundo ele, até 50 minutos antes do acidente, nenhum piloto reclamou da pista de Congonhas. Mas, antes, um boeing da Gol teria dito que ela estaria molhada. O acidente ocorreu pouco antes das 19h.

Além dele, a CPI ouve, ao mesmo tempo, outros três controladores que trabalharam no momento da tragédia: Luana Morena Maciel Araújo, também militar, e os civis Ziloá Pereira e Eduardo Pires Dayres.





Fonte: G1

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