MT troca experiências no Amazonas em projetos de piscicultura e óleo
A equipe vai conhecer o trabalho desenvolvido pela Embrapa Amazônia Oriental referente às pesquisas de melhoramento genético do dendezeiro executadas pelo Idam.
A estação conta com mais de 412 hectares de plantios experimentais, entre ensaios de melhoramento genético, manejo de solos, nutrição de plantas e coleção de germoplasma de dendê, de origem africana, e caiaué, de origem americana.
Atualmente a Estação Experimental tem capacidade anual de fornecimento de 2 milhões de sementes comerciais (DxP), secas, pré-aquecidas e germinadas para os mercados interno e externo.
Durante a visita, que tem o apoio do Idam, vinculado à Secretaria de Estado da Produção Agropecuária, Pesca e Desenvolvimento Rural Integrado, a comitiva também vai conhecer a criação de pirarucu nos municípios amazonenses de Iranduba e Manacapuru.
A proposta de Mato Grosso, informou Vettorato, é viabilizar a experiência da criação do pirarucu em lagos existente na região do Araguaia. Pesquisas para tocar este projeto serão desenvolvidas pela Empaer. Também fazem parte da comitiva o presidente da Empaer e o diretor de pesquisa, Leôncio Pinheiro e Antonimar Marinho, respectivamente.
Comentários