Repórter News - reporternews.com.br
Sejudh informou que irá utilizar tecnologia avançada em presídios. Estudo sobre sistema a ser implantado está em fase final, segundo secretário.
Novo sistema deve ser adotado em MT para bloquear sinal de celular
Um novo sistema tecnológico para evitar a entrada de telefones nos presídios de Mato Grosso está sendo definido pela Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh). A medida visando bloquear o sinal de celular deve ser tomada após a Operação Implosão quando foi descoberto que os detentos estavam liderando um esquema de roubos a caixas eletrônicos de dentro da prisão.
De acordo com o secretário Luiz Pôssas de Carvalho, da Sejudh, é preciso utilizar outros meios para reforçar a identificação desses objetos eletrônicos e que um processo de modernização do sistema já em fase avançada de estudo para bloquear sinais de celular. "O projeto está em fase final de estudo e depois de escolhida a tecnologia a ser utilizada vamos mandar para o Cepromat (Centro de Processamento de Dados). O Cepromat fará avaliação final de qual será usada", disse.
A Penitenciária Central do Estado, em Cuiabá, deve ser a primeira do estado a receber o novo sistema de bloqueio de sinal telefônico. A raquete e a banqueta são os principais equipamentos usados para evitar a entrada de metais.
Durante a Operação Implosão, a polícia descobriu que seis detentos da penitenciária estavam se comunicando com outros integrantes da organização criminosa que estavam em liberdade através de celular. "Vamos utilizar uma tecnologia mais avançada, além de bloquear não interfere na vivência dos vizinhos e também identifica o raio que saiu no sinal com número do próprio aparelho", reforçou o secretário.
Dos 31 mandados de prisão cumpridos na operação, 17 deles foram cumpridos nos presídios, sendo 11 somente em Mato Grosso. Durante as investigações, a polícia identificou envolvimento de quase 40 pessoas atuando no esquema. Os grupos teriam atuado nos últimos dois anos em 14 cidades de Mato Grosso, cinco cidades de Rondônia, além de outras 20 cidades do país.
Fonte:
Do G1 MT
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/21289/visualizar/
Comentários