Estado irá fornecer merenda escolar para Ensino Médio
A decisão foi tomada como uma das estratégias para o combate à evasão escolar no Ensino Médio. “Pelo fato desses alunos normalmente trabalharem é comprovado que a falta de merenda contribui para a evasão escolar”, reconhece a secretária-adjunta de Políticas Educacionais da Seduc, Rosa Neide Sandes de Almeida.
Em Mato Grosso, há um exemplo prático de que o acesso à merenda escolar no Ensino Médio é um aliado importante no combate à evasão. Isso ocorre na Escola Estadual Padre Ezequiel Ramin, em Juina, município a 735 km a noroeste da Capital, que atende a 1.700 alunos nos três turnos. “A unidade escolar conseguiu diminuir a evasão no período noturno porque fornece merenda escolar aos alunos que trabalham e saem do serviço direto para a escola, sem fazer a refeição noturna”, destaca o secretário de Estado de Educação, Ságuas Moraes Sousa.
A merenda escolar é fornecida por meio da parceria entre a escola e a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB). “A Conab disponibiliza produtos cultivados pelos pequenos agricultores do município. Conseguimos incrementar o cardápio, acrescentando verduras, frutas, carne, rapadura, açúcar mascavo e polpa de frutas”, comentou a diretora da escola, Antônia Moura Muniz.
Segundo Ângelo Maciel Amorim, aluno do 1º ano da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a merenda fornecida pela escola tem ajudado a equilibrar o orçamento mensal. “O que eu gastava na cantina comendo salgado e tomando refrigerante, hoje consigo economizar, aumentando com isso o meu orçamento mensal”, afirmou.
A merenda da escola é na verdade uma janta servida no intervalo, às 21h, com cardápio variado, incluindo o tradicional arroz com feijão, carne e verduras, além de sucos de frutas da região. A sobremesa é baseada em rapaduras e também em frutas. A diretora da escola relata que a idéia de buscar parcerias com a Conab surgiu principalmente porque a maioria dos alunos que freqüenta a escola é carente. “Resolvemos buscar alternativas para melhorar a qualidade de vida dos nossos alunos e nada melhor que começar por uma refeição mais reforçada e saudável. Descobrimos que bastava fazer um projeto para conseguirmos o auxílio junto à Conab”, analisou Antônia.
A Conab, no município de Juina, é atendida pela Associação Rural Juinense, organizada para Ajuda Mútua (Ajopam). Toda quarta-feira a escola é autorizada a retirar alimentos frescos na feira do município, direto com o produtor. Todo final de mês a Ajopan realiza uma reunião com a direção da escola e conselho deliberativo para analisar a qualidade e aceitação dos produtos fornecidos pelos produtores à escola. “Quando as crianças vêem o que trago da feira às quartas, todas querem ajudar a descarregar os produtos e guardá-los na dispensa da escola”., pontua a diretora Ângela.
Comentários