Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 07 de Agosto de 2007 às 15:30

    Imprimir


Diante da destruição e da dificuldade de acesso às áreas mais afetadas, há incidentes de disputa por comida. Outro problema é a falta de água potável, que aumenta o risco de doenças.

O ministro do Interior da Índia, Shivraj Patil, e a presidente do Congresso, Sonia Gandhi, deverão visitar as regiões do país mais atingidas e insatisfeitas com os esforços de regaste.

Os níveis das águas baixaram em Bangladesh e no Nepal, mas agora teme-se a ocorrência de doenças transmitidas por água contaminada.

Há previsão de mais chuvas e mais enchentes para as próximas semanas.

Acelerados

O maior desafio das equipes de ajuda ainda está em Bihar.

Cerca de 12 milhões de pessoas foram afetadas no Estado indiano, com centenas de milhares ainda fora de suas casas, dez dias depois das primeiras inundações.

Manoj Kumar Srivastava, autoridade do setor de ajuda do Estado indiano, disse que 880 milímetros de chuvas caíram sobre o Estado nos últimos 15 dias, mas ressaltou que os esforços de ajuda agora estão “acelerados”.

“A situação está sob controle e estamos atendendo às áreas mais difíceis por meio de lançamento de suprimentos, com aviões”, disse.

Mas há relatos de luta por suprimentos limitados e de autoridades locais roubando estes suprimentos.

“Não podemos alimentar nossos familiares e todas as casas de nosso vilarejo foram levadas pelas águas. E não temos dinheiro, então para onde iremos?”, disse Saryug Sahri, do vilarejo de Pali, à Agência de notícias AFP.

Uma autoridade e um delegado da polícia de Darbhanga teriam sido seqüestrados por moradores do vilarejo e libertados apenas com a promessa de estabelecimento de um centro de distribuição de suprimentos.

Quatro helicópteros estão lançando suprimentos, mas os moradores e autoridades da ONU afirmaram que não é o bastante.

O drama das inundanções em Bihar foi agravado por um acidente de barco no rio Ganges, que matou pelo menos seis pessoas, na segunda-feira.

Suspeita-se que o número de mortos possa chegar a dezenas, já que apenas 30 das cerca de 100 pessoas que viajavam na embarcação foram localizadas com vida até agora.

Doenças

Um dos grandes problemas na Índia é a falta de água potável, o que está levando muitas pessoas a beber águas poluídas.

LB Prasad, diretor-geral de saúde no estado de Uttar Pradesh, disse que o risco de doenças é alto, pois poços foram contaminados.

Ele afirmou que mais de mil pessoas teriam relatado doenças nos distritos do leste da Índia.

Também foram relatados casos de doenças no sul do Nepal.

“Estamos preocupados com (casos de) diarréia, disenteria e tifo. Não há falta de medicamentos. Mas as estradas estão bloqueadas, não há transporte”, disse Arjun Bahadur Singh, o ministro da Saúde do Nepal, à AFP.

As enchentes atingiram 33 dos 75 distritos do Nepal.

Em Bangladesh os níveis das águas estão baixando depois que 40% do país ficou submerso pelas enchentes, mas as áreas afetadas estão com problemas de falta de suprimentos.

O governo interino de Bangladesh pediu para que os cidadãos mais ricos do país e outros países façam doações.





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/213052/visualizar/