Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 07 de Agosto de 2007 às 06:06

    Imprimir


ARGEL - O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, conclui nesta terça-feira, 7, sua visita oficial à Argélia, durante a qual defendeu o programa nuclear de seu país e convidou os argelinos a aderir a um novo cartel do gás natural.

Ahmadinejad voltará a se reunir nesta terça com o presidente da Argélia, Abdelaziz Bouteflika. Eles deverão assinar uma série de acordos de cooperação sobre a navegação aérea, o fim da dupla tributação e a construção de uma fábrica de cimento.

O presidente iraniano abriu na segunda-feira um seminário empresarial no qual incentivou as relações comerciais entre os dois países, que até agora não passam de US$ 7 milhões por ano.

Segundo Ahmadinejad, o Irã está disposto a ajudar a Argélia a promover a cooperação econômica e comercial nos setores da energia, construção, agronomia, metalúrgica e indústria automobilística.

Num tom político, ele condenou as "forças econômicas que querem dominar os recursos energéticos e repartir as riquezas de forma não eqüitativa".

Em seguida, lembrou que o Irã possui 48% das reservas de gás natural dos países muçulmanos. E defendeu a idéia de uma "Opep do gás", reunindo, por enquanto, Venezuela, Catar e Rússia.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/213165/visualizar/