Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 06 de Agosto de 2007 às 10:47
Por: Valéria Cristina

    Imprimir


Cinco, dos oito Centros Regionais de Serviço (CRS) da Cemat registraram crescimento de consumo de energia no primeiro semestre deste ano acima da média registrada no Estado. Enquanto o total de Mato Grosso ficou maior 9,6% em relação ao mesmo período do ano passado, Sinop e Juína cresceram 11,5%, Confresa 11,3%, Cáceres 11,2% e a metropolitana, que engloba a Baixada Cuiabana, teve consumo aumentado em 10,4%. No geral, o setor que puxou o crescimento foi a indústria. As exceções ficam por conta de Barra do Garças e Sinop, municípios em que o índice mais alto de crescimento foi verificado no setor rural.

A classe industrial já vinha registrando aumento no consumo de energia desde maio. O vice-presidente da Operações da Cemat, Arlindo Napolitano, diz inclusive que a indústria em Mato Grosso vem tendo um crescimento acelerado e que no ano que vem deve ultrapassar a classe residencial em percentual de consumo. Em todo o Estado, a classe residencial representa 30% de toda a energia consumida e a indústria, 27,6%.

Entre todos os CRSs do Estado o que teve crescimento mais acentuado na indústria foi o metropolitano, com percentual de 29,5%. Esse Centro Regional engloba Cuiabá, Várzea Grande e outros nove municípios da Baixada Cuiabana. O segundo lugar ficou com a cidade de Confresa, cujo consumo de energia na área industrial cresceu este ano 26,5%. Como aumento da demanda do produto é um dos melhores indicadores de crescimento econômico, os números da Cemat mostram que Confresa, apesar da crise política que atravessou com prisão do ex-prefeito Iron Marques e denúncias de fraude na prefeitura, está se desenvolvendo.

Além da indústria, o setor rural de Confresa também apresentou aumento de 17,2% no consumo de energia em comparação ao ano passado. Na área residencial da cidade, o incremento foi de 11%. Todos os índices estão acima da média estadual apurada pela Cemat. O CRS de Confresa, município da região Norte de Mato Grosso, inclui 13 cidades.

Em percentuais, o terceiro maior crescimento de consumo de energia no setor industrial do Estado está em Juína, também no Nortão do Estado, 25,2%. O Centro Regional de Juína engloba 11 municípios e significa 3,8% do total de energia consumido em Mato Grosso. Na área rural da cidade foram consumidos no primeiro semestre deste ano 18,8% a mais de energia elétrica e no setor residencial foram 8,7% a mais, índice pouco maior que a média estadual, de 8,5%.





Fonte: Gazeta Digital

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/213293/visualizar/