Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 05 de Agosto de 2007 às 23:59

    Imprimir


Beirute, 5 ago (EFE).- O general libanês Michel Aoun, chefe do grupo parlamentar da oposição, anunciou esta noite a vitória de seu candidato nas eleições parciais da região de Metn (centro).

Aoun afirmou em discurso na televisão que Camille Khoury, candidato para a cadeira que ficou vaga após o assassinato do deputado Pierre Gemayel, foi eleito. Gemayel, então ministro da Indústria, foi morto em 21 de novembro de 2006.

"Nossa vitória não está voltada contra os mártires (em alusão a Gemayel), mas se trata de uma disputa política", assegurou, convidando seus partidários a irem para a praça da localidade de Jdeide, onde o deputado foi assassinado, para comemorar a vitória.

Khoudry concorria com o pai de Gemayel, o ex-presidente Amin Gemayel.

Até agora não há confirmação oficial da vitória de Khoury.

Os colégios eleitorais fecharam esta tarde em Beirute e na região de Metn, após eleições parlamentares parciais para substituir dois deputados anti-Síria assassinados no país.

Além de Gemayel, em Metn, estava em jogo a cadeira de Walid Eido, assassinado em 13 de junho em um atentado com carro-bomba em Beirute.

Cerca de 300 mil eleitores estavam convocados às urnas para escolher dois deputados entre os candidatos da oposição e da maioria parlamentar.

Os resultados são considerados por analistas cruciais para o futuro do Líbano.

A eleição de Metn, região de maioria cristã, pode ser decisiva para as próximas eleições presidenciais, em setembro.

Segundo o sistema confessional em vigor no Líbano, o presidente tem que ser eleito entre os membros da comunidade cristã.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/213358/visualizar/