Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Domingo - 05 de Agosto de 2007 às 08:44

    Imprimir


SÃO PAULO - O dia, enfim, chegou. Cedido aos Jogos Pan-Americanos, o Maracanã abre neste domingo suas portas para abrigar o duelo entre Fluminense e Palmeiras, às 16 horas, pelo Campeonato Brasileiro. O time paulista sofreu para contratar um ‘matador’ e, depois de tentar em vão vários jogadores, trouxe Max e Rodrigão. Nenhum dos dois conquistou a torcida e nem o técnico Caio Júnior, bem como Luís, que subiu do time B.

Neste domingo, nenhum deles estará em campo e a esperança de gols ficará a cargo, novamente, de Edmundo, Valdivia e Luiz Henrique, também contratado para o ataque do time. Mas ele não é o famoso camisa 9, aquele homem de área responsável por balançar as redes."A idéia é dar liberdade aos três para criar do meio para frente. No treino, eles fizeram jogadas que desequilibraram", resume o treinador.

Com a entrada de Makelele no lugar do suspenso Nen, o Palmeiras muda seu esquema: o 3-5-2, presente nos últimos 10 jogos, dá lugar para o 4-4-2. "Vamos mesclar a inteligência e a técnica (dos astros palmeirenses) com a velocidade do Luiz Henrique e do Makelele", afirma Caio Júnior.

O substituto de Nen sabe que terá liberdade para atacar e espera deixar sua marca, mas ressalta que esta não deverá ser a sua principal função. "Tem três jogadores que podem decidir o jogo. Vou marcar e passar a bola pra eles", avisa Makelele. "O Valdivia e o Edmundo são sem comentários. É fundamental para a gente a presença deles em campo."

Com 23 pontos (1 a mais que o adversário), o Palmeiras tenta a vitória para apagar a má impressão deixada na vergonhosa derrota para o Sport, por 2 a 1, na quarta-feira, em pleno Palestra Itália - sofreu a virada, com dois jogadores a mais. "Houve quebra de uma campanha que estava sendo boa, precisamos ser fortes agora", pede Caio Júnior. Naquele jogo, Edmundo ficou de fora por opção do treinador e por estar com problemas particulares.

Mesmo com jogadores rápidos, Caio Júnior já avisou ao grupo que prioriza a bola no pé. "No Maracanã não pode ter só o contra-ataque. Num campo grande assim, é preciso ter a posse de bola." A dúvida do treinador é quanto ao gramado do estádio carioca, que não recebeu jogos durante o Pan-Americano. "Parece que o gramado do Maracanã não está bom e não sei se vai estragar o jogo."

Há quase dois meses sem jogar no tradicional estádio, o Fluminense está ansioso para reencontrar seu palco preferido e sua torcida."Fomos bem recebidos em todos os lugares, mas aqui é a nossa casa. É sempre bom jogar perto da família e dos amigos", declarou o goleiro Fernando Henrique.

O campo do Maracanã não se encontra em boas condições, pois a grama foi reimplantada apenas no início da semana, em razão dos eventos do Pan. Na visão do técnico Renato Gaúcho, o gramado irregular não serve de desculpa para explicar um eventual tropeço. "Já jogamos em campos piores", limitou-se a dizer.

O treinador voltou a bater na mesma tecla: todos os clubes têm chance de conquistar o título brasileiro. "Quem está na zona de rebaixamento pode levantar o troféu e quem está em cima pode ser rebaixado. Ainda é muito cedo para falar neste ou naquele time como favorito".

Renato Gaúcho considera normal uma equipe oscilar durante a competição, que classifica como muito equilibrada. "Sei que tenho um elenco de qualidade e aqui não tem pressão. Se isso ocorre é do portão das Laranjeiras para fora."

O técnico só tem uma dúvida para escalar o Fluminense. Com Rafael suspenso, ele deve improvisar o volante Romeu na lateral-direita. A razão: Carlinhos, outro especialista no setor, ainda se recupera de contusão e corre contra o tempo para entrar em campo neste jogo.

FLUMINENSE X PALMEIRAS

Fluminense - Fernando Henrique; Thiago Silva, Luiz Alberto e Roger; Romeu, David (Carlinhos), Arouca, Thiago Neves e Júnior César; RodrigoTiuí (Jean) e Somália. Técnico: Renato Gaúcho.

Palmeiras - Diego Cavalieri; Wendel, Dininho, Gustavo e Leandro; Pierre, Martinez, Makelele e Valdivia; Edmundo e Luiz Henrique. Técnico: Caio Júnior.

Árbitro - Leonardo Gaciba Júnior (RS). Horário - 16 horas.

Local - Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).





Fonte: Estadão

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/213455/visualizar/