Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 04 de Agosto de 2007 às 10:09

    Imprimir


Ao menos 230 pessoas morreram e mais de 17 milhões tiveram suas casas danificadas ou destruídas pelas chuvas torrenciais que há dias castigam vários países do sul da Ásia durante a temporada de monções na região, segundo dados divulgados neste sábado. A situação é crítica na Índia e em Bangladesh --só neste último, 81 pessoas morreram e 7 milhões foram afetadas pela chuva, informou a agência local UNB.

3.ago.2007/AP

Mulher enfrenta inundação para buscar comida em Sirajgonj, em Bangladesh As Nações Unidas (ONU) afirmam que estas são provavelmente as piores enchentes da história, e cerca de 20 milhões de pessoas foram afetadas pelas águas. Mais de 17 milhões de pessoas estão desabrigadas ou isoladas em suas vilas na região, correndo riscos crescentes devido a deslizamentos de terra, enchentes e surtos de doenças, além de ataques de animais que foram expulsos de seus locais habituais.

Bangladesh é especialmente vulnerável a inundações: cerca de 60 milhões de seus 140 milhões de habitantes vivem em regiões a menos de dez metros sobre no nível do mar. Autoridades locais advertem que a situação pode piorar no centro do país devido ao aumento do volume de águas de grandes rios que atravessam a região.

Uma fonte do Ministério de Gestão de Desastres e Assistência, citada pela agência UNB, afirmou hoje que há ao menos 1,5 milhão de famílias afetadas pelas inundações, que causaram danos humanos e materiais "colossais".

A situação também deve se agravar na parte leste de Dacca (capital) e seus subúrbios, onde há cerca de 70 mil pessoas isoladas, segundo a edição digital do diário bengalês "Daily Star".

Na região de Dacca, no norte e no noroeste do país a população sofre também com falta de água potável, alimentos e remédios. No distrito de Bogra (norte), mais de 150 toneladas de arroz foram divididas entre os afetados, mas as autoridades advertiram que são necessárias outras 200 toneladas para atender às demandas da população.

Índia

As chuvas de monção afetaram da mesma maneira o nordeste da Índia, especialmente o Estado de Bihar, onde 77 pessoas morreram e mais de dez milhões de pessoas foram afetados, segundo autoridades locais.

Dois helicópteros das Forças Aéreas da Índia foram enviados ao distrito de Darbhanga, que está totalmente isolado do resto da região pelas inundações. Os helicópteros levam alimentos a milhares de moradores do distrito.

A tensão entre os afetados já gera conflitos no distrito de Madhubani, onde as forças de segurança abriram fogo ontem sobre um grupo de pessoas que protestavam contra a situação. O episódio resultou na morte de uma pessoa e três outras ficaram feridas, informou a agência Ians.

O chefe do governo regional, Nitish Kumar, ordenou uma investigação sobre o tiroteio, que segundo algumas fontes foi uma resposta a um ataque com pedras dos residentes contra a polícia.

Assim como em Bangladesh, várias zonas de Bihar sofrem com a falta de água potável e alimentos devido às inundações, que estão sendo consideradas as piores dos últimos 30 anos.

Nepal

No Nepal, a estação chuvosa já deixou 86 mortos, segundo as últimas cifras oficiais citadas pela agência Efe. A maioria das mortes ocorreu devido a deslizamentos de terras, e há também casos de pessoas que foram arrastadas pela correnteza de rios que transbordaram.

Cerca de 200 mil pessoas tiveram de deixar suas casas por causa das inundações, que afetaram com especial intensidade a região de Terai, no sul do país, onde as enchentes dificultam os trabalhos de ajuda humanitária.

O ministro das Relações Exteriores do Nepal, Sahana Pradhan, afirmou que cerca de 60 mil pessoas vão necessitar de fornecimento de alimentos por ao menos três meses.

Alertas

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) disse que as inundações estão gerando "caos" na região.

"O tamanho das inundações e os números de pessoas afetadas na Ásia geraram uma necessidade de ajuda humanitária desesperada e sem precedentes", informou o Unicef em um comunicado.

O Unicef afirmou que centenas de casos de diarréia foram registrados. Milhares de escolas foram fechadas devido às enchentes.

Todos os anos, as chuvas de monção e conseqüentes inundações matam centenas de pessoas no sul da Ásia e causam diversos problemas, mas a estação é também vital para a agricultura e a economia da região.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/213589/visualizar/