Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 27 de Abril de 2013 às 18:44
Por: Darwin Júnior

    Imprimir


Foto: Darwin Júnior - Olhar Copa
Metade da população não crê em conclusão das obras antes da Copa, diz pesquisa

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Vetor em Cuiabá apontou que a quase a metade da população (48,8%) da capital não acredita na conclusão das obras da mobilidade urbana antes da Copa do Mundo. O mesmo levantamento, realizado em março, apontou ainda que embora a saúde seja um segmento muito preocupante, a infraestrutura (33%) é hoje o maior problema da cidade. Para 20% dos entrevistados, os principais legados da Copa serão a infraestrutura e empregos. Surpreendentemente, poucos (7%) acham que o VLT será o o maior benefício que o Mundial trará à capital.






Em um tempo onde a cidade sofre muito com os transtornos por causa das obras do Mundial 2014, o setor de infraestrutura desbancou saúde e segurança no ranking de preocupações dos chefes de famílias cuiabanos, segundo o Instituto Vetor.

Na pesquisa voltada ao maior benefício que a Copa do Mundo trará a Cuiabá, o item melhorias na infraestrutura da cidade ficou na primeira posição com 19,6%. A seguir, ficou o ítem ‘mais emprego’ com 14,4%. Pela ordem, vieram modernização da estrutura e desenvolvimento da cidade’ com 10,8%; o VLT, com 7,8%; melhorias no trânsito com 5,8%.

Houve um equilibro entre ‘divulgação de Mato Grosso’, ‘crescimento econômico’ e ‘incentivo ao turismo’ com 4%. O ítem ‘qualificação da população cuiabana’ ficou em último lugar com 0,2% do total. Para 14,6% dos entrevistados, a Copa não trará benefício nenhum para Cuiabá.

Apesar do otimismo, existe forte desconfiança na conclusão das obras antes dos jogos do Mundial em Cuiabá (junho de 2014). Conforme o levantamento, 48,8% desacreditam no cumprimento do cronograma e acham que a Copa acontecerá com as obras em andamento. Por outro lado, 21,4% estão certos de que o Governo do Estado vai cumprir a promessa de terminar todas as obras antes do Mundial. Ainda há a fatia do ‘talvez’, com 28%.

A pesquisa abordou 500 chefes de família de Cuiabá entre os dias 22 e 28 de março com uma margem de erro de 4,4% e intervalo de confiança de 95%. O levantamento, chamado de Projeto Nossa Casa, é realizado desde 1999 e somente nesta edição a infraestrutura assume a liderança do ranking de problemas da cidade. Em 2011, a saúde pública despontou como o setor mais preocupante na capital para 27,3% dos entrevistados. Nos anos anteriores, a segurança pública era citada como principal problema de Cuiabá.

A socióloga Mirim Braga, diretora da Vetor Pesquisas afirmou que “esse dado mostra o impacto da Copa do Mundo sobre o cotidiano das pessoas. Mesmo com um posicionamento otimista, já que 66,2% dos entrevistados afirmam que a situação geral de Cuiabá vai melhorar daqui para a frente, o cenário é de preocupação com as obras: 48,8% dos chefes de família cuiabanos não acreditam que as intervenções para melhorar a acessibilidade e a mobilidade urbanas sejam concluídas até o evento”.



Outro apontamento da pesquisa revela que por outro lado, o povo hospitaleiro e o calor humano continuam na liderança do ranking que avalia o que de melhor há na cidade, com 26,8% de citações. Os entrevistados satisfeitos em morar na cidade somam 84,2% do total pesquisado.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/21359/visualizar/