Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Sexta - 03 de Agosto de 2007 às 18:07
Por: NATUZA NERY

    Imprimir


BRASÍLIA - Atletas dos Jogos Pan-americanos lavaram a alma do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta sexta-feira. Vaiado na cerimônia de abertura do evento há três semanas, nesta tarde ele recebeu somente palmas e elogios no Palácio do Planalto.

Medalhistas brasileiros criticaram duramente o comportamento da platéia que hostilizou o presidente no Rio de Janeiro. Alguns chegaram a dizer que o público "perdeu a esportiva" ao agredir o mandatário.

"Aquilo foi ridículo. Ele tinha mesmo é de ser aplaudido. O Lula não colocou só um dedo no PAN, ele colocou as duas mãos. Se não fosse ele, esses Jogos não teriam se realizado", disse Franck Caldeira, maratonista ganhador do ouro.

A última sexta-feira 13 foi carregada para o presidente. No estádio Maracanã, ele foi vaiado por seis vezes e acabou não cumprindo o tradicional protocolo: declarar abertos os Jogos.

"As pessoas que estavam lá não eram esportistas. Lula fez muito pelo esporte. Muitos atletas vieram de projetos sociais do governo. O povo brasileiro ainda não está acostumado com a festa do esporte. Aquelas vaias deveriam ser retribuídas com aplausos", afirmou Rebecca Gusmão, ganhadora de duas medalhas de ouro.

Fã incondicional de esportes, o presidente ficou abalado com a recepção e não voltou mais ao local das competições, na capital carioca. Somente o prefeito da cidade, Cesar Maia (DEM), recebeu aplausos naquela ocasião.

Lula acabou se empolgando com as declarações dos esportistas: atacou os críticos que reclamaram dos altos investimentos do governo federal no Pan e prometeu que, nas próximas décadas, o país se transformará numa "potência olímpica".

Prometeu também que trabalhará como um caixeiro-viajante convencendo outros países a apoiarem o nome do Brasil para sediar a Olimpíada de 2016.

À vontade com a platéia, o presidente elogiou o uniforme da delegação brasileira, posou para as câmeras com os jogadores e fotografou com uma medalha de ouro que um dos atletas pendurou em seu pescoço.

E ainda fez piada com seus problemas físicos, arrancando risos do público, quando elogiava o nadador Thiago Pereira, que conquistou 6 medalhas de ouro nessa edição do Pan: "Não consigo dar cinco braçadas na piscina por causa da minha bursite."





Fonte: REUTERS

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/213702/visualizar/