MP realiza mobilizações contra queimadas em MT
Segundo dados da Defesa Civil, apesar de no mês de julho desse ano o número de focos de calor ter sido inferior a 2006, o acumulado do primeiro semestre mostra um resultado nada animador. O aumento já passa dos 11%. Esses números, mais uma vez, colocam o Estado em primeiro lugar no ranking nacional, atribuindo o título, nada honroso, de campeão em queimadas. Hoje os municípios mais afetados pelo fogo são: Barra do Garças, Sorriso, Juara e Vila Rica.
De acordo com o procurador-geral de Justiça, Paulo Roberto Jorge do Prado, o MP tem tomado todas as medidas necessárias para tentar reduzir o problema. "Estamos trabalhando para despertar a atenção da população em relação aos danos ambientais, entendo que a melhor forma seja pela educação, mas, em alguns casos, é necessário ações mais efetivas, para isso os promotores de Justiça estão trabalhando em suas Comarcas como verdadeiros fiscais do meio ambiente", disse Prado.
Exemplo disso foi o que aconteceu na cidade de Cláudia, onde o promotor contou com a ajuda da Polícia Militar para prender em flagrante duas pessoas que estavam causando queimada criminosa. Mesmo porque, pela legislação atual, quem fizer uso do fogo de forma irregular ou provocar danos à natureza está sujeito a multas, interdição da propriedade e, em certos casos, até a prisão.
Comentários