Caixa-preta aponta 19 segundos entre pouso e batida
Nos 19 segundos, a aeronave atravessou a pista principal do Aeroporto de Congonhas, passou sobre a Avenida Washington Luís e bateu no prédio, quando explodiu. A degravação da caixa preta que registrou os últimos 30 minutos do vôo 3054 mostrou que tudo corria tranqüilamente a bordo do avião, que saiu de Porto Alegre com destino a São Paulo. Faltando 30 minutos para o pouso, uma comissária revelou aos pilotos que não sabia onde a aeronave desceria. Perguntou onde. O comandante respondeu que seria em Congonhas. Ela se mostrou alegre e disse: "grande, grande". Também, pela transcrição, ficou claro que os pilotos foram avisados pela torre de que havia chuva e que a pista estava molhada e escorregadia.
Ficou muito claro também que os pilotos sabiam que a aeronave tinha apenas um dos reversores. O comandante até pediu ao co-piloto Kleyber Lima que não se esquecesse disso: "Lembre-se que temos apenas um reverso", disse, ao longo do vôo. Ao se aproximar para o pouso, o comandante avisou que estava tudo pronto para que a aeronave descesse. Logo em seguida, recebeu a autorização para pousar na pista principal, chamada de 35. Pediu ao co-piloto para checar o estado da pista. A torre respondeu que estava molhada e escorregadia. Momentos antes de o avião tocar a pista, o computador de bordo advertiu: "Retarda. Retarda. Retarda". Quando a aeronave já se encontrava na pista, o co-piloto voltou a lembrar que havia um reverso apenas. E deu o alarme de que o sistema de freios (spoilers) não estava funcionando. A partir daí, foi o horror.
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