Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 01 de Agosto de 2007 às 19:29

    Imprimir


SÃO PAULO, 1 de agosto de 2007 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se disse satisfeito nesta quarta-feira com o programa de reformas do Fundo Monetário Internacional (FMI), apresentado pelo candidato europeu a diretor-gerente da entidade, Dominique Strauss-Kahn, revelou o assessor de política internacional, Marco Aurélio Garcia. "O presidente (Lula) concordou muito com as questões que (Strauss-Kahn) lhe apresentou", disse Garcia.Segundo ele, Strauss-Kahn insistiu na necessidade de mudança em "três instâncias chave" do FMI. "A primeira é o problema da representação do Fundo, não apenas no que diz respeito às cotas, mas também ao problema de staff", disse Garcia.

A segunda questão se refere ao "problema da sucessão", dado que o Brasil se opõe ao "critério automático" pelo qual a Europa aponta o chefe do FMI e os Estados Unidos escolhem o titular do Banco Mundial, lembrou o assessor de Lula.O terceiro ponto da reforma citado pelo ex-ministro francês da Economia e Finanças foi o "Programa" do Fundo, que "tem que contribuir mais para a política de desenvolvimento", concluiu Garcia.

Strauss-Kahn disse que seu encontro com Lula foi "cordial", e reafirmou a vontade de realizar as reformas, com a perspectiva de superar a crise do FMI e de melhorar sua imagem na América Latina.




Fonte: Investnews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/214042/visualizar/