Educação lança movimento para analisar Ideb
Diversos dados do rendimento do aluno compõem o resultado do Ideb. O abandono é levantado no Censo Escolar. Já as taxas de aprovação e reprovação são apontadas pelo Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e pela Prova Brasil. Todas têm a finalidade de realizar um diagnóstico da qualidade da Educação no ensino fundamental e médio.
Hoje, o Ideb nacional é de 3,8 nos anos iniciais do ensino fundamental (quarta série), 3,5 nos anos finais (oitava ou nona série) e 3,4 no ensino médio. "Em Mato Grosso, a média do Ideb é de 3,6. Esse movimento integra uma estratégia maior para reversão dessa realidade", ressalta o secretário de Educação, Ságuas Moraes.
A mobilização de 11 de agosto culminará com a elaboração de uma carta de intenções da comunidade escolar visando a melhoria dos índices do Ideb. "Escolhemos 11 de agosto por ser o Dia do Estudante, mas as discussões sobre o tema não param nessa data. A Seduc vai monitorar o avanço das discussões nas escolas de forma permanente e também vai elaborar um plano de trabalho estipulando metas a serem alcançadas", adverte a secretária Adjunta de Políticas Educacionais da Seduc, Rosa Neide Sandes de Almeida.
As assessorias pedagógicas vão encaminhar até 31 de agosto as cartas de intenções das escolas para a Secretaria de Estado de Educação.
Comentários