Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 01 de Agosto de 2007 às 16:17

    Imprimir


Nesta quinta-feira (02.08), será lançado pelo secretário de Estado de Educação, Ságuas Moraes Sousa, o movimento “11 de agosto: por uma Educação nota dez”. O lançamento ocorre no auditório da Seduc, no Centro Político Administrativo, em Cuiabá, às 8h, e contará com a presença dos técnicos e gestores da Seduc.

A campanha tem por finalidade principal incentivar as 647 escolas estaduais de Mato Grosso a realizarem uma análise aprofundada do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). A orientação da Seduc é que os gestores das escolas convidem a comunidade para participar das discussões.

“Sugerimos que sejam convidados para o diálogo de 11 de agosto nas escolas líderes comunitários, lideranças políticas, pais e alunos do bairro”, reforça a superintendente de Educação Básica da Seduc, Aidê Fátima de Campos.

Diversos dados do rendimento do aluno compõem o resultado do Ideb. O abandono é levantado no Censo Escolar. Já as taxas de aprovação e reprovação são apontadas pelo Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e pela Prova Brasil. Todas têm a finalidade de realizar um diagnóstico da qualidade da Educação no ensino fundamental e médio.

Hoje, o Ideb nacional é de 3,8 nos anos iniciais do ensino fundamental (quarta série), 3,5 nos anos finais (oitava ou nona série) e 3,4 no ensino médio. “Em Mato Grosso, a média do Ideb é de 3,6. Esse movimento integra uma estratégia maior para reversão dessa realidade”, ressalta o secretário de Educação, Ságuas Moraes.

A mobilização de 11 de agosto culminará com a elaboração de uma carta de intenções da comunidade escolar visando a melhoria dos índices do Ideb. “Escolhemos 11 de agosto por ser o Dia do Estudante, mas as discussões sobre o tema não param nessa data. A Seduc vai monitorar o avanço das discussões nas escolas de forma permanente e também vai elaborar um plano de trabalho estipulando metas a serem alcançadas”, adverte a secretária Adjunta de Políticas Educacionais da Seduc, Rosa Neide Sandes de Almeida.

As assessorias pedagógicas vão encaminhar até 31 de agosto as cartas de intenções das escolas para a Secretaria de Estado de Educação.





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/214087/visualizar/