Lula convoca Conselho depois de previsões de apagão energético
De acordo com informações do Palácio do Planalto, entre os assuntos discutidos no encontro está a segurança energética do país. O presidente da EPE (Empresa de Pesquisa Energética), Maurício Tolmasquim, fará uma apresentação mostrando que não há riscos de faltar energia no médio ou longo prazo.
A Folha Online apurou que a reunião é uma forma de o governo responder às previsões que vêm sendo feitas pela iniciativa privada de que faltará energia entre 2010 e 2011. O Instituto Acende Brasil, que representa investidores do setor, divulgou estudo mostrando que as chances de faltar energia em quatro anos é de até 32%.
Tolmasquim classificou o estudo como alarmista e disse que foi feito por investidores interessados em aumentar o preço da energia elétrica cobrado em leilões.
Participam da reunião os ministros de Minas e Energia, Nelson Hubner, da Casa Civil, Dilma Rousseff, da Fazenda, Guido Mantega, do Desenvolvimento, Miguel Jorge, de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, além dos ministros interinos de Meio Ambiente, João Paulo Capobianco, da Agricultura, Silas Brasileiro e do secretário-executivo do Ministério do Planejamento, João Bernardo. Estão presentes ainda o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, e o presidente da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), Jérson Kelman.
Comentários