Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 01 de Agosto de 2007 às 10:07

    Imprimir


Aumentou para ao menos 73 o número de mortos em três ataques com carros-bomba em Bagdá nesta quarta-feira, informou a polícia. Os atentados ocorrem depois de um curto período de relativa calma na capital, que muitos estavam atribuindo ao aumento no número de soldados dos Estados Unidos nas ruas da capital iraquiana.

No pior ataque, um terrorista suicida, dirigindo um caminhão-tanque carregado com explosivos, atacou uma fila de motoristas que aguardavam para abastecer em um posto de combustíveis no distrito de Mansour (oeste), matando ao menos 50 pessoas e ferindo mais 60.

Inicialmente oficiais afirmaram que o terrorista jogou seu veículo contra a fila de motoristas, mas posteriormente a agência Reuters informou que ele atraiu as pessoas para perto do caminhão-tanque antes de detonar os explosivos.

O atentado ocorreu por volta das 14h (7h de Brasília).

Em outro ataque, ao menos 20 pessoas morreram e 40 ficaram feridas quanto um terrorista suicida explodiu um veículo carregado de bombas perto de uma popular sorveteria no centro do distrito predominantemente xiita de Karrada, em Bagdá. A polícia informou que a explosão incendiou vários carros e danificou dezenas de lojas no local.

Segundo testemunhas, o terrorista tentou chegar até um posto de gasolina onde vários iraquianos faziam fila para abastecerem seus carros, mas o veículo explodiu antes disso.

Várias mulheres cercaram o carro-bomba chorando depois da explosão. "Você vê todo esse dano, esse sangue... em uma hora eles limpam tudo e fica por isso mesmo. Quando é que isso vai acabar?" perguntou um dos sobreviventes do ataque.

No sul de Bagdá, um carro-bomba estacionado explodiu, matando três pessoas e ferindo cinco no distrito de Doura, afirmou a polícia.

As forças dos EUA e iraquianas aumentaram as operações de segurança em Bagdá desde meados de fevereiro, quando começou a implantação da atual estratégia de aumento de tropas americanas no Iraque. Apesar dos esforços, a violência continua a assolar o país.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/214158/visualizar/