Caixa-preta do Airbus da TAM indica falha do piloto
Os erros teriam ocorrido na operação de um dos manetes (as alavancas de controle das turbinas), colocado em posição incorreta antes do pouso e no momento da aterrissagem. A hipótese de pane no computador da aeronave, contudo, não está descartada.
As gravações mostram os últimos diálogos entre os pilotos na cabine do Airbus. "Desacelera, desacelera, desacelera!", disse um deles. "Não dá, não dá, não dá", respondeu o outro. Por fim, a frase já conhecida: "Vira, vira, vira".
As informações constam de um CD-ROM com cerca de 60 arquivos de dados e áudio que foi enviado ontem à CPI do Apagão Aéreo na Câmara dos Deputados.
Os dados estão no cofre da comissão, onde devem ficar armazenados até que os deputados definam os próximos procedimentos das investigações.
A tragédia de 17/07/2007
O Airbus com 187 pessoas bateu num prédio da TAM Express após pousar na pista principal do aeroporto de Congonhas (zona sul de São Paulo) no dia 17. Outras 12 pessoas, que estavam no prédio, também morreram. Até o momento, o IML (Instituto Médico Legal) de São Paulo identificou 117 vítimas.
O acidente agravou ainda mais a crise dos aeroportos e provocou a queda do ministro da Defesa, Waldir Pires, que acabou substituído na semana passada por Nelson Jobim. A saída do presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira, também já foi confirmada pelo governo.
Na segunda-feira (30), o Conac (Conselho de Aviação Civil) decidiu retirar 151 vôos do aeroporto de Congonhas, que opera há muito tempo acima de sua capacidade. Com as mudanças, o terminal deixará de operar vôos com mais de duas horas de duração ou com conexão ou escalas. O Conac também determinou a transferência dos vôos particulares para Jundiaí (60 km de SP).
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