CPI pode divulgar amanhã dados das caixas-pretas de Airbus da TAM
"Se vazar algo, não será daqui. Tem uma série de dados que nós não temos condições de analisar sozinhos, por isso é preciso primeiro ouvir os especialistas, depois sim divulgar as informações", afirmou.
A CPI terá amanhã, às 9h, reunião secreta com o chefe do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), brigadeiro Jorge Kersul Filho, e com o coronel Fernando Camargo, que acompanhou a transcrição dos diálogos das caixas-pretas nos Estados Unidos.
Os deputados querem obter informações precisas sobre o conteúdo dos dados reunidos nas caixas-pretas antes de divulgá-los. "Vamos trocar idéias com a Aeronáutica para obtermos informações técnicas sobre esses dados", disse o deputado Ivan Valente (PSOL-SP).
A decisão de manter os dados em sigilo foi tomada durante reunião secreta da CPI, que durou 45 minutos.
No encontro, a deputada Luciana Genro (PSOL-RS) cobrou de Cunha o compromisso de que não haverá vazamento do conteúdo das caixas-pretas antes do encontro com os oficiais do Cenipa. "O presidente assegurou que, se houver vazamento, não será daqui", disse a deputada.
"O que for chocante como choro, gritos, é melhor que não se divulgue. Temos que respeitar as famílias, a dor é muito grande", disse o deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR).
Para o deputado Otávio Leite (PSDB-RJ), a CPI agiu corretamente ao preservar o sigilo das informações antes de definir o que fará com os dados. "Foi uma decisão prudente, porque para haver o vazamento, é melhor que ocorra uma divulgação correta das informações contidas nas caixas-pretas", afirmou.
Apesar de manter os dados sob sigilo, a expectativa de Cunha é que os parlamentares decidam divulgar o conteúdo das caixas-pretas depois de discutirem com a Aeronáutica detalhes técnicos das informações. Se isso ocorrer, os dados serão divulgados à imprensa em entrevista coletiva.
Comentários