São Paulo distribui 21 milhões de pílulas anticoncepcionais no interior
É o primeiro lote de métodos contraceptivos distribuído pelo governo do Estado para estas regiões, dentro do programa estadual lançado em março deste ano pelo governo. A próxima remessa está prevista para agosto.
Na capital, 20 unidades da farmácia Dose Certa, localizada em estações do Metrô, trens e centros de saúde, já distribuem, gratuitamente, anticoncepcionais às mulheres com receita médica da rede pública contendo o nome do princípio ativo do medicamento.
A entrega dos métodos contraceptivos aos municípios está sendo realizada pela Fundação para o Remédio Popular (Furp), laboratório oficial do governo do Estado. Das 645 cidades do Estado, 632 receberão regularmente anticoncepcionais em comprimidos --as demais optaram por receber os recursos do Dose Certa para compra de medicamentos. O DIU será distribuído inicialmente a 442 municípios, que já foram capacitados para dispensar o produto e prestar orientação às pacientes.
Entre as ações previstas pelo programa de Saúde da Mulher da Secretaria, além das pílulas, está a prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis para permitir o diagnóstico precoce do câncer do colo de útero. O primeiro mutirão de mamografias já foi realizado, em maio deste ano.
Comentários