Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 29 de Julho de 2007 às 22:07

    Imprimir


Pelo menos sete pessoas morreram hoje e outras dez ficaram feridas por duas explosões perto de Balad, 80 quilômetros ao norte de Bagdá, uma hora depois que a seleção iraquiana venceu a final da Copa da Ásia.

Alaa al-Marjani/AP

Soldado iraquiano comemora vitória de time do Iraque na Copa da Ásia

Tiros comemorativos foram disparados e podem ter sido a causa da morte de mais quatro pessoas, de acordo com a Associated Press.

Segundo policiais iraquianos, um dos ataques foi cometido por um caminhão-bomba, enquanto o outro usou um carro-bomba.

O suicida detonou o caminhão-bomba perto de um posto de controle da Polícia e do Exército em Sayed Gharib.

Pelo menos seis pessoas, entre policiais e soldados iraquianos, foram mortos. Outras quatro ficaram feridas. As vítimas foram levadas para o hospital de Balad.

No segundo ataque, um carro-bomba que estava estacionado perto de outro posto de

controle da Polícia, na entrada oeste de Balad, explodiu e deixou um policial morto e seis feridos, segundo as fontes.

As explosões são as primeiros registradas depois que a seleção de futebol iraquiana venceu a Arábia Saudita de 1 a 0 na final da Copa da Ásia.

Após a conquista, dezenas de iraquianos de diferentes correntes saíram às ruas para comemorar, apesar do toque de recolher imposto para automóveis.

O toque de recolher dirigido aos automóveis surgiu para prevenir a ação de carros-bomba, usados em atentados nas comemorações das semifinais do campeonato na quarta-feira (25).

Comemoração

A festa da vitória também foi usada para expressar descontentamento político. "Estes heróis mostraram o verdadeiro Iraque. Nós fizemos algo útil para as pessoas quando contrapomos eles contra os políticos e legisladores que estão roubando ou se matando", disse Sabah Shaiyal, 43, policial de Bagdá.

O time iraquiano é também conhecido por "leões dos dois rios". Em Badgdá, os fãs de futebol dançavam e erguiam a bandeira iraquiana nas ruas, enquanto em em Basra, uma chuva improvisada de confetes tomava conta de algumas ruas da cidade.

Mais violência

Também neste domingo (29), tiros em um mercado xiita de uma cidade ao sudoeste de Kirkuk mataram sete pessoas e feriram seis. Foram responsabilizados membros da Al Qaeda residentes no Iraque, mas as tensões étnicas envolvendo curdos têm aumentado na região.

Dois soldados americanos foram mortos --um em um pequeno tiroteio no norte de Bagdá e outro seção leste da capital. As informações são das Forças Americanas no Iraque.

Um bomba em um microônibus explodiu no leste da Bagdá. Um passageiro morreu e quatro ficaram feridos. Além disso, um policial foi baleado e morto quando ia para sua casa no sudoeste da capital, segundo fontes policiais.





Fonte: Associated Press

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/214437/visualizar/