Distrito da Guia completa 277 anos de sua fundação
Cada unidade escolar mostrou um tema da vida cotidiana, que contemplou principalmente a família, pedidos de paz, um trânsito mais amigo e preservação do meio ambiente, com exemplos de reciclagem feitos com garrafas de plástico. Também se apresentou no evento a Banda da Polícia Militar de Mato Grosso, com músicas populares e que agradaram a comunidade local. Casarões antigos serviram de palco para exposição de fotos, que mostram como começou o povoamento da Guia.
O secretário de Trânsito e Transportes (SMTU) de Cuiabá, Oscar Martins Soares, representou o prefeito Wilson Santos no evento, e explicou que a estrutura do Distrito da Guia se consolidou nos últimos dois anos, com todas as ruas e avenidas asfaltadas, construção e reforma de mais de 20 pontos de ônibus, linhas do transporte coletivo que garantem o deslocamento rápido e seguro, além de um amplo complexo de lazer às margens do rio Coxipó-Açu. “A atual administração voltou os olhos para esse lugar histórico, que hoje serve de exemplo de organização e desenvolvimento”.
Homenageado durante o evento, o historiador Aníbal Alencastro, 64, cresceu brincando às margens do Coxipó-Açu, onde guarda importantes recordações. Apaixonado pela terra, ele lançou um livro em 1993, chamado “Freguesia de Nossa Senhora da Guia”, onde conta como surgiu o povoado até os dias de hoje. “Durante as expedições de Antunes Maciel, fundador de Diamantino, ele passava por aqui, até que os garimpeiros encontraram ouro e diamante de aluvião no rio, alguns garimpeiros resolveram ficar e surgiu o primeiro povoado”.
Comentários