Relatório da Nasa confirma embriaguez de astronautas em missões
Na quinta-feira (26), uma revista especializada publicou trechos do documento interno. No mesmo dia, a Nasa afirmou que houve uma tentativa de sabotagem na missão com o ônibus espacial Endeavour.
"Entrevistas com médicos de missões e astronautas identificaram alguns episódios de forte uso de álcool por parte de astronautas em períodos imediatamente anteriores aos vôos, o que causou preocupações sobre a segurança da missão", diz o documento.
A comissão independente foi estabelecida pelo diretor da Nasa, Michael Griffin, em fevereiro deste ano, após a detenção da astronauta Lisa Nowak, dispensada da agência depois que tentou matar sua rival em um triângulo amoroso.
Lisa comparecerá a uma audiência judicial no dia 24 de setembro, quando começará a responder às acusações de tentativa de seqüestro, invasão de domicílio e agressão física contra sua rival, também uma oficial da Força Aérea.
"O álcool é usado nos alojamentos da tripulação", afirma o relatório.
"Foram descritas duas ocasiões específicas nas quais os astronautas estavam tão intoxicados antes do vôo que os médicos e seus colegas astronautas expressaram aos superiores locais sua preocupação quanto à segurança", afirmou, em outro trecho, o relatório.
"No entanto, os indivíduos foram autorizados a voar", segundo o documento.
"O atestado médico dos astronautas para as missões não está estruturado para detectar tais episódios", diz o informe.
Comentários