Brown não anunciará a Bush retirada do Iraque
Houve especulação na imprensa britânica de que Brown poderia se distanciar da política do ex-premier para o Iraque. A oposição à guerra aumentou a pressão para que Blair, forte aliado da política americana no Iraque, renunciasse antes do fim do mandato, após uma década no poder. O jornal Sunday Times publicou reportagem dizendo que um assessor de alto escalão de Brown sondou Washington sobre a possibilidade de uma retirada antecipada das tropas britânicas do Iraque.
Mas o porta-voz de Brown afirmou a repórteres que o primeiro-ministro não falará sobre um plano de retirada de tropas. Os soldados britânicos devem ficar no sul do Iraque até que o Exército iraquiano tenha condições de manter a segurança na região. O porta-voz declarou, contudo, que "claramente precisam ser tomadas decisões" sobre quando o controle de Basra será entregue a forças iraquianas.
Na quinta-feira, a mais alta autoridade militar britânica disse que o país deveria estar em condições de entregar o controle de Basra até o final deste ano. Em comunicado divulgado na véspera da viagem aos Estados Unidos, Brown rejeitou rumores de esfriamento das relações com Washington.
Comentários