Nova Mutum deve ampliar cultivo de girassol na próxima safra
De acordo com o secretário de Agricultura do município, Francisco Moraes, a produção deve ter um incremento grande na próxima safra. "A expectativa é que sejam plantados de 15 a 20 mil hectares, que serão comprados antecipadamente por indústrias de biodiesel da região", afirmou Moraes. Segundo ele, os produtores devem iniciar a produção de pinhão manso, mas como a girassol é uma cultura mais rápida, cujo ciclo de colheita é em torno de 3 meses, deve ser a opção mais imediata.
A girassol é uma oleaginosa que apresenta características agronômicas importantes, como maior resistência à seca, ao frio e ao calor que a maioria das espécies normalmente cultivadas no Brasil. Apresenta ampla adaptabilidade às diferentes condições edafoclimáticas e seu rendimento é pouco influenciado pela latitude, pela altitude e pelo fotoperíodo. Graças a essas características, apresenta-se como uma opção nos sistemas de rotação e sucessão de culturas nas regiões produtoras de grãos.
A colheita deve ser iniciada quando a umidade dos aquênios estiver entre 14% a 16%. Nos cultivares precoces e tardios, ocorre ao redor de 90 a 130 dias, respectivamente, após a emergência das plantas, dependendo das condições climáticas da região. Nessa fase, as folhas estão totalmente secas e o caule e o capítulo apresentam coloração castanho escura a marrom.
A colheita antecipada, com maior teor de umidade, compromete a qualidade do produto, pela maior dificuldade de limpeza e aumento da quebra de grãos, que pode atingir a 25% a 30%. Além disso, deve-se considerar os custos e os cuidados adicionais com a secagem do produto.
Comentários