Embaixadora da paz
Aliás, independentemente de competições sazonais, o futebol, por exemplo, destaca-se como grande objeto de desejo da propaganda, constituindo-se em uma próspera indústria mundial. Basta ver todo o movimento e verbas em torno de um jogo entre dois grandes times brasileiros e as cifras fantásticas dos campeonatos europeus. Para a análise não ficar restrita ao esporte bretão, tomemos o exemplo daquela terra onde o soccer é ignorado pelos nativos e a principal modalidade não se joga com uma bola, mas com um ovo... O importante é saber que meros 30 segundos de publicidade na televisão durante o Superbowl - a finalíssima do USA Football Championship - custam a bagatela de US$ 2 milhões. Não é para menos. Estima-se que este evento seja visto por 130 milhões de espectadores, hipnotizados entre pipocas, hambúrgueres, cervejas e alguns bullshits durante os lances mais polêmicos.
A paixão mundial pelo esporte, em especial o futebol, quase uma unanimidade planetária, transcende todas as crenças, todos os mitos, todos os ritos! Sensibiliza pessoas de distintos perfis, raças, religiões, países, classes sociais, idades e posições ideológicas. É, o esporte não tem preconceitos, inclusive semânticos, léxicos e gramaticais. Querem uma prova disto? Pois bem: diante da derrota iminente, o velho mestre Oswaldo Brandão, um dos mais importantes técnicos do futebol brasileiro, não se constrangia ao afirmar, como estímulo aos seus atletas, que "o jogo só termina quando acaba".
Pois é, a bola é redonda, ou seja, como o universo, não tem começo, nem fim. Talvez por isto seja infinita em sua capacidade de despertar inexplicáveis paixões, acalentar em milhares de crianças o sonho de ser craque e forjar lágrimas no chute de três dedos do gol da virada, na enterrada do basquete ou no bloqueio decisivo de uma partida de vôlei. Neste mundo no qual a violência e a impossibilidade da paz continuam sendo mistérios tão intrigantes quanto a origem e a eternidade do cosmo, que - em todo o Planeta, incluindo a Cidade Maravilhosa do Pan 2007 e o sofrido Brasil - a pelota também seja, em cada embaixada, mensageira do entendimento e do civismo!
*Marco Antônio Eid, jornalista e executivo de comunicação, é diretor de Operações da Ricardo Viveiros & Associados e autor dos livros "Entre o Poder e a Mídia" (M. Books) e "O signo da verdade" (Summus), este em parceria com o jornalista Ricardo Viveiros.
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