Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 26 de Julho de 2007 às 08:29

    Imprimir


MOSCOU - A Rússia expulsou o mais alto diplomata britânico para assuntos comerciais no país como parte de uma retaliação envolvendo o pedido da Grã-Bretanha pela extradição de um suspeito de assassinato, afirmou nesta quinta-feira o jornal Moscow Times.

Segundo a publicação em inglês, Andrew Levi, conselheiro ministerial para assuntos econômicos na embaixada britânica em Moscou, é o diplomata de mais alto escalão entre os quatro que receberam avisos, na semana passada, para deixar o país.

"Várias fontes próximas a Levi...confirmaram que ele é um dos quatro diplomatas e deve deixar o país no domingo", disse o jornal.

Levi não respondia ao telefone de seu gabinete nesta quinta-feira, e a embaixada da Grã-Bretanha não confirmou se a notícia da expulsão é verdadeira.

A Rússia expulsou quatro diplomatas britânicos em resposta à mesma iniciativa tomada pela Grã-Bretanha contra enviados russos. Londres diz que fez isso para mostrar seu desagrado em relação à recusa da Rússia em extraditar um suspeito pelo assassinato do ex-espião Alexander Litvinenko, que se tornou cidadão britânico após abandonar a Rússia.

Levi tem formação em assuntos de energia, e o Moscow Times afirmou que ele estava envolvido em lidar com problemas enfrentados pelas empresas petrolíferas britânicas na Rússia.

Segundo o jornal, a expulsão de Levi é mostra de que a disputa diplomática entre a Rússia e a Grã-Bretanha começa a afetar as relações econômicas. Fontes diplomáticas disseram, contudo, que este não é o caso.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/214840/visualizar/