Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Terça - 24 de Julho de 2007 às 16:08

    Imprimir


Com a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, a ala Janeth Arcain encerra uma carreira consagrada no basquete mundial. Como a jogadora já havia anunciado, a final contra os Estados Unidos, nesta terça-feira, na Arena Multiuso, foi sua última partida oficial.

Cansada da rotina de treinamentos diários, a jogadora de 38 anos deixa as quadras e a Seleção Brasileira depois de conquistar duas medalhas olímpicas (prata em Atlanta-1996 e bronze em Sydney-2000), três pan-americanas (prata em Indianápolis-1987, ouro em Havana-1991, prata no Rio-2007, um Campeonato Mundial, em 1994, além do tetracampeonato da liga norte-americana feminina (WNBA).

Natural de Carapicuíba, na região metropolitana de São Paulo, Janeth começou a jogar profissionalmente no clube paulistano Higienópolis e passou pelos times de Jundiaí, Sorocaba, São Paulo-Guaru, Santo André, Campinas, Vasco da Gama e Ourinhos, com os quais foi seis vezes campeã brasileira. No exterior ela atuou pelo Ros Casares Velencia (Espanha) e pelo Houston Comets.

Mesmo dez anos mais nova, Janeth competiu ao lado de Hortência e Paula, com quem conquistou o Mundial de basquete, na Austrália, em 1994, ocasião em que foi eleita a melhor ala do campeonato. Junto as duas outras estrelas do basquete nacional, Janeth também chegou à medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Atlanta-1996.

De 1997 a 2004, Janeth alternou a disputa do Campeonato Brasileiro e da WNBA, que acontecem em períodos diferentes do ano. No Houston Comets, a primeira brasileira a jogar na liga foi a única atleta a participar dos 220 jogos da história da equipe e levou o time ao título por quatro vezes (1997, 1998, 1999 e 2000).

Em 2002, a atleta fundou o Centro de Formação Esportiva Janeth Arcain, que oferece atividades esportivas a centenas de crianças, na região metropolitana de São Paulo, como uma forma de inclusão social.

Depois de tantos títulos, a camisa 9 ainda pensou em estender a carreira por mais um ano, mas um possível contrato com nova equipe da WNBA a impediria de disputar o Pan-Americano. Com 23 anos de basquete e 21 de Seleção, Janeth encerra a carreira em seu País com a medalha de prata.

Como comentarista ou treinadora, a estrela brasileira deve continuar próxima do esporte ao qual dedicou a maior parte de sua vida. À torcida resta a esperança de que ela volte atrás e lidere a equipe do Brasil nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/215080/visualizar/