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Prêmio Mulher de Negócios leva vencedoras para o exterior
De 2001 para 2006, só no Brasil, as mulheres empreendedoras passaram de 4,7 milhões para 5,5 milhões, segundo dados do GEM- Global Entrepreneurship Monitor. O número da participação da mulher no comando das organizações brasileiras também aumentou, 15%, nos últimos dois anos, conforme pesquisa feita pela Catho. Até o dia 31 de agosto, estão abertas as inscrições do Prêmio Sebrae Mulheres de Negócios, promovido pelo Sebrae Nacional, em parceria com Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais-BPW Brasil e a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres – SPM. A iniciativa que conta com apoio da Fundação Nacional da Qualidade – FNQ é um incentivo e estimulo para o talento empreendedor feminino.
O prêmio se restringe a participação de proprietárias de micro e pequenas empresas, ou seja, empreendedoras que através de seus negócios formais aufiram, em cada ano-calendário, receita bruta superior a R$ 240.000,00, ou que integre núcleos de associações ou cooperativas de pequenos negócios. No ano de 2006 foram 1700 inscrições, 400 a mais do que no ano anterior, em todo o país.
Mato Grosso ainda não conquistou a premiação em nível nacional. “Estamos unidas no sentido de difundir o prêmio, visando um número maior de participantes, e histórias de mulheres mato-grossenses com condições de competir, com cases de diversas partes do país”, disse a presidente em exercício da Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais- BPW Cuiabá, Ana Virgínia Ferraz de Matos, destacando o trabalho integrado com o Sebrae local, dentro deste objetivo.
Ana Virgínia é uma grande empreendedora dirige 11 lojas O Boticário de Cuiabá e Várzea Grande, e tem inspirado e estimulado outras mulheres, em nível local e nacional a empreenderem, contando a sua própria história de sucesso. O investimento na carreira, sensibilidade para valorizar seus recursos humanos, incluir outras mulheres na área econômica, através de trabalhos de responsabilidade social, tem sido alguns dos nortes desta executiva, cuja história serve de exemplo. Recentemente Ana Virgínia esteve em Uberaba-MG, no lançamento do prêmio a convite da BPW e do Sebrae, do referido município. “Geralmente aprendemos muito com as histórias das mulheres que empreendem, nos mais diversos campos de atuação”, frisou.
O Prêmio Mulher de Negócios foi lançado em outubro de 2004, com o nome de Mulher Empreendedora, mudou sua nomenclatura neste ano. A partir de 2006, além da do Sebrae, contar com a parceria da BPW e SPM, passou a ter o apoio da Fundação Nacional da Qualidade - FNQ, que trouxe sua experiência na gestão do Prêmio Nacional da Qualidade. A FNQ, contribuiu de forma significativa para melhoria dos processos, bem como na garantia da integridade e confiabilidade do julgamento, ainda que com a participação de um número cada vez maior de mulheres de negócios.
Ana Virgínia disse que é muito fácil participar e isso não exige nenhum ônus. Basta que a mulher de negócios conte sua história, seguindo um roteiro. A presidente em exercício da BPW Cuiabá lembrou que é preciso capacidade de síntese no desenvolvimento da redação, pois há regras, de 61 linhas, sendo importante resumir no título o que a história tem de mais importante. Estão entre os questionamentos no passo a passo da construção do case: O que inspirou a montar o negócio? Como surgiu a idéia de montar o negócio; Quais ações foram necessárias para dar início à concretização do sonho e qual a sua participação nessas ações? Quais as ações inovadoras ou criativas que buscou para solucionar as dificuldades? A participante deverá descrever ainda, qual o estágio atual do seu empreendimento, e como ela imagina que o mesmo estará no futuro. Além disso deixar uma mensagem para quem está aspirando entrar no mundo dos negócios.
No que se refere a premiação, ela é muito tentadora, sendo dividida por resultados em três níveis: estadual, regional, nacional. Em todas, são escolhidos os dois principais relatos das categorias exigidas, micro e pequenas empresas, e membro de núcleos de associações ou cooperativas de pequenos negócios. Os prêmios vão desde cursos da Matriz de Soluções Educacionais do Sebrae, certificado, troféu, viagem à Brasília para participar da cerimônia de premiação, viagem de capacitação no território nacional, com duração de até sete dias de duração, e premiação extra, uma viagem internacional de até oito dias de duração, a um centro de referência mundial em empreendedorismo a ser escolhido pela coordenação do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, que também ficará responsável pela programação de visitas técnicas. Em 2005 as vencedoras da etapa nacional foram para Suíça, no ano passado para Portugal e neste ano estarão viajando para a Itália. Tanto nas viagens em nível nacional, quanto internacional, todas as despesas com transporte, alimentação e hospedagem são pagas pelos instituidores do prêmio. Portanto, não há o que limitar a participação das empreendedoras.
Nos sites www.bpw-brasil.org.br, www.sebrae.com.br e www.bpwcuiaba.org.br, há link para todas informações sobre como participar. É aconselhável que as participantes que fizerem inscrições via site, antes de cadastrar suas histórias no mesmo, procurem o Núcleo de Educação Empreendedora do Sebrae, para orientações, telefone (65) 3648.1212, com Nager Amui.
O prêmio se restringe a participação de proprietárias de micro e pequenas empresas, ou seja, empreendedoras que através de seus negócios formais aufiram, em cada ano-calendário, receita bruta superior a R$ 240.000,00, ou que integre núcleos de associações ou cooperativas de pequenos negócios. No ano de 2006 foram 1700 inscrições, 400 a mais do que no ano anterior, em todo o país.
Mato Grosso ainda não conquistou a premiação em nível nacional. “Estamos unidas no sentido de difundir o prêmio, visando um número maior de participantes, e histórias de mulheres mato-grossenses com condições de competir, com cases de diversas partes do país”, disse a presidente em exercício da Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais- BPW Cuiabá, Ana Virgínia Ferraz de Matos, destacando o trabalho integrado com o Sebrae local, dentro deste objetivo.
Ana Virgínia é uma grande empreendedora dirige 11 lojas O Boticário de Cuiabá e Várzea Grande, e tem inspirado e estimulado outras mulheres, em nível local e nacional a empreenderem, contando a sua própria história de sucesso. O investimento na carreira, sensibilidade para valorizar seus recursos humanos, incluir outras mulheres na área econômica, através de trabalhos de responsabilidade social, tem sido alguns dos nortes desta executiva, cuja história serve de exemplo. Recentemente Ana Virgínia esteve em Uberaba-MG, no lançamento do prêmio a convite da BPW e do Sebrae, do referido município. “Geralmente aprendemos muito com as histórias das mulheres que empreendem, nos mais diversos campos de atuação”, frisou.
O Prêmio Mulher de Negócios foi lançado em outubro de 2004, com o nome de Mulher Empreendedora, mudou sua nomenclatura neste ano. A partir de 2006, além da do Sebrae, contar com a parceria da BPW e SPM, passou a ter o apoio da Fundação Nacional da Qualidade - FNQ, que trouxe sua experiência na gestão do Prêmio Nacional da Qualidade. A FNQ, contribuiu de forma significativa para melhoria dos processos, bem como na garantia da integridade e confiabilidade do julgamento, ainda que com a participação de um número cada vez maior de mulheres de negócios.
Ana Virgínia disse que é muito fácil participar e isso não exige nenhum ônus. Basta que a mulher de negócios conte sua história, seguindo um roteiro. A presidente em exercício da BPW Cuiabá lembrou que é preciso capacidade de síntese no desenvolvimento da redação, pois há regras, de 61 linhas, sendo importante resumir no título o que a história tem de mais importante. Estão entre os questionamentos no passo a passo da construção do case: O que inspirou a montar o negócio? Como surgiu a idéia de montar o negócio; Quais ações foram necessárias para dar início à concretização do sonho e qual a sua participação nessas ações? Quais as ações inovadoras ou criativas que buscou para solucionar as dificuldades? A participante deverá descrever ainda, qual o estágio atual do seu empreendimento, e como ela imagina que o mesmo estará no futuro. Além disso deixar uma mensagem para quem está aspirando entrar no mundo dos negócios.
No que se refere a premiação, ela é muito tentadora, sendo dividida por resultados em três níveis: estadual, regional, nacional. Em todas, são escolhidos os dois principais relatos das categorias exigidas, micro e pequenas empresas, e membro de núcleos de associações ou cooperativas de pequenos negócios. Os prêmios vão desde cursos da Matriz de Soluções Educacionais do Sebrae, certificado, troféu, viagem à Brasília para participar da cerimônia de premiação, viagem de capacitação no território nacional, com duração de até sete dias de duração, e premiação extra, uma viagem internacional de até oito dias de duração, a um centro de referência mundial em empreendedorismo a ser escolhido pela coordenação do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, que também ficará responsável pela programação de visitas técnicas. Em 2005 as vencedoras da etapa nacional foram para Suíça, no ano passado para Portugal e neste ano estarão viajando para a Itália. Tanto nas viagens em nível nacional, quanto internacional, todas as despesas com transporte, alimentação e hospedagem são pagas pelos instituidores do prêmio. Portanto, não há o que limitar a participação das empreendedoras.
Nos sites www.bpw-brasil.org.br, www.sebrae.com.br e www.bpwcuiaba.org.br, há link para todas informações sobre como participar. É aconselhável que as participantes que fizerem inscrições via site, antes de cadastrar suas histórias no mesmo, procurem o Núcleo de Educação Empreendedora do Sebrae, para orientações, telefone (65) 3648.1212, com Nager Amui.
Fonte:
Assessoria
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