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Comandante da Aeronáutica diz que técnico admitiu falha no Cindacta-4
O comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, disse nesta segunda-feira ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que a falha de um técnico responsável pela parte elétrica do Cindacta-4, em Manaus (AM), provocou a pane no controle de tráfego aéreo do Norte do país.
Saito disse a Lula que o próprio técnico já admitiu sua falha, o que deixou o sistema do Cindacta-4 fora do ar por mais de duas horas na madrugada de sábado.
O nome do técnico, responsabilizado pela falha, é mantido sob sigilo pelo governo. A pane no Cindacta-4 provocou atrasos em vôos de todo o país, com efeito cascata que se arrasta até hoje nos principais aeroportos brasileiros. Durante a pane, diversas aeronaves tiveram que mudar de rota e não puderam ingressar no país.
O governo federal decidiu enviar para Manaus uma equipe técnica para analisar a pane no Cindacta-4. Saito disse a Lula que a Aeronáutica já investiga as causas da pane, mesmo com a admissão do erro pelo técnico. O brigadeiro disse que "nenhuma hipótese está descartada" como causa da pane, mesmo com a aparente falha humana.
A Aeronáutica trabalha, entre outras hipóteses, com a possibilidade de sabotagem nos equipamentos do Cindacta-4, uma vez que a pane ocorreu no horário de maior tráfego aéreo na região Norte. Os controladores de vôo e técnicos do Cindacta-4 rejeitam essa hipótese.
O presidente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores na Proteção ao Vôo, Jorge Botelho, classificou de "fajuta" a acusação de que a pane pode ter sido causada por uma sabotagem no sistema. "A Aeronáutica não tem nada para falar e falou isso. Os controladores ficaram revoltados", disse Botelho à Folha Online neste domingo.
Saito disse a Lula que o próprio técnico já admitiu sua falha, o que deixou o sistema do Cindacta-4 fora do ar por mais de duas horas na madrugada de sábado.
O nome do técnico, responsabilizado pela falha, é mantido sob sigilo pelo governo. A pane no Cindacta-4 provocou atrasos em vôos de todo o país, com efeito cascata que se arrasta até hoje nos principais aeroportos brasileiros. Durante a pane, diversas aeronaves tiveram que mudar de rota e não puderam ingressar no país.
O governo federal decidiu enviar para Manaus uma equipe técnica para analisar a pane no Cindacta-4. Saito disse a Lula que a Aeronáutica já investiga as causas da pane, mesmo com a admissão do erro pelo técnico. O brigadeiro disse que "nenhuma hipótese está descartada" como causa da pane, mesmo com a aparente falha humana.
A Aeronáutica trabalha, entre outras hipóteses, com a possibilidade de sabotagem nos equipamentos do Cindacta-4, uma vez que a pane ocorreu no horário de maior tráfego aéreo na região Norte. Os controladores de vôo e técnicos do Cindacta-4 rejeitam essa hipótese.
O presidente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores na Proteção ao Vôo, Jorge Botelho, classificou de "fajuta" a acusação de que a pane pode ter sido causada por uma sabotagem no sistema. "A Aeronáutica não tem nada para falar e falou isso. Os controladores ficaram revoltados", disse Botelho à Folha Online neste domingo.
Fonte:
Folha Online
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/215338/visualizar/
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