Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 23 de Julho de 2007 às 10:45

    Imprimir


As autoridades iraquianas planejam expedir um documento especial para os habitantes de Bagdá que permita identificar "forasteiros" e ajude a detectar potenciais terroristas.

O porta-voz das forças armadas iraquianas, general Qassim al-Musawi, explica que o objetivo "é diferenciar entre os verdadeiros moradores e os estrangeiros e militantes que vêm de outras províncias", em entrevista à agência "Irin", da ONU.

Serão abertos nove centros em Bagdá para expedir os documentos: cinco na zona oeste e quatro na leste, todos sob controle dos Exércitos americano e iraquiano.

O novo documento pode trazer inconvenientes, como identificar claramente uma pessoa como sunita ou xiita, o que facilita a violência sectária por grupos rivais, lembra a "Irin".

Atualmente, muitos iraquianos usam documentos falsificados que os fazem passar por xiitas ou sunitas segundo a conveniência, ao serem parados em barreiras montadas por grupos armados em estradas em busca de facções rivais.

Além disso, outros apontam para o fato de que muitos atos de violência são cometidos por moradores de Bagdá, não necessariamente por "forasteiros".





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/215378/visualizar/