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Curto-circuito interrompeu energia no Cindacta-4
O Comando da Aeronáutica determinou a instauração de procedimentos administrativos para investigar as causas da interrupção do fornecimento de energia no Cindacta-4, em Manaus. Um curto-circuito comprometeu as operações de controle de tráfego aéreo, provocando um efeito cascata nos aeroportos de todo o país. Uma equipe técnica do Departamento de Controle do Espaço Aéreo já foi enviada para o local.
Segundo a Aeronáutica, um curto-circuito, durante a manutenção de um gerador, interrompeu o fornecimento de energia às 23h15 de sexta-feira (20), uma hora a mais em Brasília.
Em nota, a Aeronáutica informou que "medidas de contingência" foram adotadas imediatamente para garantir "a total segurança das aeronaves sob o seu controle". A Força Aérea Brasileira (FAB) negou que as aeronaves do Cindacta-4 tenham corrido algum risco com a pane.
Segundo a Aeronáutica, no momento da falha, havia 17 aviões em vôo, dos quais nove prosseguiram para seus destinos e oito tiveram as rotas modificadas.
O controle do tráfego aéreo foi normalizado às 2h30 deste sábado (21).
Leia a íntegra da nota da Aeronáutica
Na noite de 20 de julho de 2007, por volta das 22h, horário de Manaus, (23h horário de Brasília), durante uma inspeção de rotina, foi constatada uma anormalidade em um dos Grupos Geradores de Contingência que integram o sistema de energia elétrica do CINDACTA IV.
Tal falha não comprometia as operações de controle de tráfego aéreo. No entanto, durante um procedimento técnico de manutenção, houve um curto-circuito que acabou por comprometer a alimentação das baterias desse sistema, o que causou a interrupção da distribuição interna de energia comercial, às 23h15.
Imediatamente, as equipes do CINDACTA IV adotaram medidas de contingência com o objetivo de garantir a total segurança das aeronaves sob o seu controle.
As comunicações passaram a ser operadas com os equipamentos de comunicação High Frequency (HF) do Centro Amazônico (ACC-AZ), onde as equipes foram reforçadas. Todos os procedimentos previstos para a degradação de sistema foram aplicados e não procede qualquer afirmação de que as aeronaves correram risco algum.
Os vôos que estavam num raio de 180 km dos controles de aproximação de Manaus e de Belém passaram a receber informações de vôo a partir desses órgãos.
No momento da falha havia 17 aeronaves em vôo, das quais nove prosseguiram normalmente para seus destinos e oito tiveram modificação de rota.
O fornecimento de energia foi restabelecido a 1h32 do sábado (21/Jul), os sistemas foram reiniciados e o controle pôde ser retomado normalmente a partir das 2h30.
O Departamento de Controle do Espaço Aéreo já enviou uma equipe técnica para Manaus para averiguação do ocorrido.
O Comandante da Aeronáutica determinou a instauração de procedimentos administrativos para apurar os fatores que levaram à interrupção da energia no CINDACTA IV.
Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez Chefe do CECOMSAER
Segundo a Aeronáutica, um curto-circuito, durante a manutenção de um gerador, interrompeu o fornecimento de energia às 23h15 de sexta-feira (20), uma hora a mais em Brasília.
Em nota, a Aeronáutica informou que "medidas de contingência" foram adotadas imediatamente para garantir "a total segurança das aeronaves sob o seu controle". A Força Aérea Brasileira (FAB) negou que as aeronaves do Cindacta-4 tenham corrido algum risco com a pane.
Segundo a Aeronáutica, no momento da falha, havia 17 aviões em vôo, dos quais nove prosseguiram para seus destinos e oito tiveram as rotas modificadas.
O controle do tráfego aéreo foi normalizado às 2h30 deste sábado (21).
Leia a íntegra da nota da Aeronáutica
Na noite de 20 de julho de 2007, por volta das 22h, horário de Manaus, (23h horário de Brasília), durante uma inspeção de rotina, foi constatada uma anormalidade em um dos Grupos Geradores de Contingência que integram o sistema de energia elétrica do CINDACTA IV.
Tal falha não comprometia as operações de controle de tráfego aéreo. No entanto, durante um procedimento técnico de manutenção, houve um curto-circuito que acabou por comprometer a alimentação das baterias desse sistema, o que causou a interrupção da distribuição interna de energia comercial, às 23h15.
Imediatamente, as equipes do CINDACTA IV adotaram medidas de contingência com o objetivo de garantir a total segurança das aeronaves sob o seu controle.
As comunicações passaram a ser operadas com os equipamentos de comunicação High Frequency (HF) do Centro Amazônico (ACC-AZ), onde as equipes foram reforçadas. Todos os procedimentos previstos para a degradação de sistema foram aplicados e não procede qualquer afirmação de que as aeronaves correram risco algum.
Os vôos que estavam num raio de 180 km dos controles de aproximação de Manaus e de Belém passaram a receber informações de vôo a partir desses órgãos.
No momento da falha havia 17 aeronaves em vôo, das quais nove prosseguiram normalmente para seus destinos e oito tiveram modificação de rota.
O fornecimento de energia foi restabelecido a 1h32 do sábado (21/Jul), os sistemas foram reiniciados e o controle pôde ser retomado normalmente a partir das 2h30.
O Departamento de Controle do Espaço Aéreo já enviou uma equipe técnica para Manaus para averiguação do ocorrido.
O Comandante da Aeronáutica determinou a instauração de procedimentos administrativos para apurar os fatores que levaram à interrupção da energia no CINDACTA IV.
Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez Chefe do CECOMSAER
Fonte:
G1
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/215596/visualizar/
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